Gerar desenvolvimento na região é o que move a Lume Eventos

Made In Encantado

Gerar desenvolvimento na região é o que move a Lume Eventos

Empresa administrada por Rafael Fontana já organizou mais de 150 programações

Gerar desenvolvimento na região é o que move a Lume Eventos
Rafael começou a trabalhar com 16 anos e, aos 20, assumiu como secretário de Saúde de Encantado (Foto: Divulgação)
Encantado

“Olhamos para os eventos como um setor que gera desenvolvimento, potencializa os negócios, movimenta a economia e atrai turistas”. É com esse entendimento que o empresário Rafael Luiz Fontana, 51, lidera a Lume Eventos. Criada em 2007, a empresa já foi responsável pela organização de mais de 150 programações em cidades dos Vales Taquari e Rio Pardo, serra gaúcha e, recentemente, no Estado do Paraná.

Os primeiros trabalhos foram feitos na Suinofest, de Encantado, na Leitão Fest, de Putinga, e na Turismate, de Ilópolis. “Feiras como essas geram muitos negócios. Há empresas que prospectam suas vendas futuras a partir desses momentos. Sem contar o responsável pelo som, a iluminação, a segurança, entre outros, que também são favorecidos”, exemplifica.

A atual estrutura da Lume Eventos conta com uma equipe de nove colaboradores fixos, além de empresas parceiras na prestação de serviços. “Buscamos ser a solução para o nosso cliente. Valorizamos muito a gestão do evento, desde a estratégia, o planejamento financeiro, a execução e o resultado”, salienta.

Rafael nasceu em Encantado e lembra com carinho a época divertida de criança, dos jogos de futebol na rua com os colegas da escola Farrapos. Claro, sem esquecer da ajuda à mãe Helena, renomada confeiteira da cidade, com as compras do supermercado. Ele ainda estudou no Alberto Torres, em Lajeado, e concluiu o Ensino Médio no Scalabrini. Aliás, foi no período de Scalabrini que as participações no Grêmio Estudantil Coração de Estudante e, mais tarde, na Sociedade Alternativa Geração de Luz – entidade sem fins lucrativos, idealizada por um grupo de amigos – o aproximaram de iniciativas voltadas à organização de eventos e ações sociais. “Ali descobri o gosto por esse tipo de atividade”, recorda.

O primeiro emprego foi aos 16 anos, no Jornal Força do Vale. Depois, com 18, assumiu a chefia do escritório regional do IPERGS em Encantado e, com apenas 20 anos, aceitou o convite do então prefeito Adroaldo Conzatti para ser secretário municipal de Saúde. “A secretaria não existia. Trabalhamos pela municipalização da gestão da saúde. Eu chegava às 5h da manhã na prefeitura, tomava um café com os guardas e cuidava da parte administrativa até as 8h, quando iniciavam os atendimentos. Recebia umas 80 pessoas por dia”, conta.

Conforme Rafael, para este ano, os planos da Lume se concentram no planejamento e na gestão dos eventos. “A parte de execução in loco queremos deixar para os parceiros”, diz. Além disso, a equipe pretende ter um olhar estratégico para os eventos de Encantado e região com potencial para se transformarem em importantes atrativos turísticos. “Temos programações que são grandes geradoras de fluxo de turistas. A Lume acredita muito na força do turismo como desenvolvimento econômico da região”, acrescenta.

Para quem sonha em empreender, fazer o que gosta e persistir, é a dica do empresário. “É fundamental ter ao lado pessoas que sonhem junto contigo”, destaca o marido da farmacêutica Andrea Hollmann e o pai da Maria Eduarda. “Tenho na Andrea uma referência no empreendedorismo, de sempre buscar a excelência no atendimento ao cliente. Além de um orgulho muito grande de ver minha filha ter interesse de seguir esse caminho”, afirma.

Acompanhe
nossas
redes sociais