Programa Somar auxilia jovens em situação de vulnerabilidade

Pacto pela Paz

Programa Somar auxilia jovens em situação de vulnerabilidade

Programa busca a gestão de conflitos e equilíbrio emocional de adolescentes entre 12 e 16 anos

Programa Somar auxilia jovens em situação de vulnerabilidade
Programa atua nas escolas inseridas nos territórios de maior vulnerabilidade social / Crédito: Divulgação
Lajeado

Ser, Observar, Meditar, Aceitar e Realizar. É a partir da junção das iniciais desses conceitos que surge o nome do projeto Somar. A iniciativa, uma das mais recentes do Pacto Lajeado Pela Paz, foi fundada em 2023 e busca a gestão de conflitos e equilíbrio emocional dos participantes.

Com enfoque em adolescentes com problemas de comportamento nas instituições de ensino, atua nas escolas inseridas nos territórios de maior vulnerabilidade social. Até o momento, a iniciativa, voltada para jovens entre 12 e 16 anos, já atendeu cerca de 65 alunos.

A partir do diálogo, oportuniza momentos de reflexão, descontração e ludicidade para um melhor convívio social a partir do protagonismo juvenil. Entre as atividades realizadas além de círculos de construção de paz estão oficinas de vôlei, artes, comunicação e expressão corporal.

“Os alunos avaliam de forma positiva o programa. A resposta é que o Somar melhora a comunicação, interação social e envolvimento e participação nas aulas. Eles consideram os encontros como um espaço de escuta e fala seguro que os ajuda a lidar com seus problemas”, destaca a coordenadora do programa Solange Kunrath.

Passo a passo

Os estudantes acolhidos pelo programa são indicados pela equipe diretiva de cada instituição de ensino. Antes dos círculos oficiais, comenta Solange, é feito um pré-círculo. Na ocasião, ocorre uma conversa individual para apresentação do jovem e do programa. “Também deixamos um espaço aberto para que esse aluno convide outro colega para participar”.

A coordenadora acrescenta que, durante o momento de introdução, o aluno sugere, ainda, uma ação concreta que auxilie sua comunidade escolar. Essa pode ser uma atividade esportiva, cultural ou social. “O mais importante é que o estudante se identifique com o que está sugerindo”, pontua.
Após o processo inicial, são realizados dez encontros semanais. Esses são divididos em acolhida, check in, meditação e retomada dos combinados. Há, ainda, a realização de dinâmicas, planejamento da ação a ser realizada, check out e encerramento.

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