Críticas ao serviço de coleta de lixo faz com que município reveja contrato

Cruzeiro do Sul

Críticas ao serviço de coleta de lixo faz com que município reveja contrato

Executivo promete refazer licitação. Edital deve ser lançado neste mês

Críticas ao serviço de coleta de lixo faz com que município reveja contrato
Crédito: Divulgação
Cruzeiro do Sul

Com a crescente reclamação e insatisfação de moradores com a coleta de lixo nos bairros e demais localidades, o governo municipal encaminha uma nova licitação para organizar o serviço e melhorar o atendimento. As reclamações são direcionadas ao atraso no recolhimento e a falta de lixeiras.

Pela cidade é notável o acúmulo de resíduos. O excesso de resíduos tem gerado queixas sobre o odor desagradável, impactando a qualidade de vida dos moradores, além de questionamentos sobre o cumprimento irregular dos horários pela empresa terceirizada responsável.

Conforme o secretário de Administração e Finanças, Leandro Luis Johner, a administração trabalha para resolver o problema e já encaminhou um novo processo licitatório que deve ser concluído no fim do mês.
O objetivo é contratar uma nova empresa para a coleta, visto que o contrato atual com a terceirizada responsável encerra em 29 de fevereiro. A intenção é que o novo formato tenha mais equipes atuando na coleta, das 6h às 18h.

Conforme Johner, o edital prevê que duas equipes trabalham no recolhimento, diferente do processo antigo. Uma outra iniciativa é a compra de novos contêineres e lixeiras para agilizar o trabalho visto que muitos pontos foram danificados ou levados pela enchente.

O formato atual da coleta prevê o recolhimento diários no centro e demais bairros, enquanto nas áreas rurais, o recolhimento é realizado a cada 15 dias. O secretário de Obras, Paulo Nascimento, reconhece o agravamento da situação após as enchentes e afirma que houve um aumento significativo no volume de resíduos nos últimos meses.

Para enfrentar a crise, foi ampliado o turno de coleta, programando recolhimentos duas vezes ao dia a partir de janeiro, das 6h às 12h e das 12h às 6h.

Ainda em dezembro, contatado pela reportagem o biólogo e fiscal de contratos do município Diego Sehn adiantou que irregularidades foram identificadas na atuação da empresa terceirizada, sinalizando a possibilidade de uma nova licitação em janeiro como medida para solucionar o impasse. Mais detalhes não foram repassados.

Acompanhe
nossas
redes sociais