Dificuldades no Hospital de Conventos

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Dificuldades no Hospital de Conventos

Há 20 anos…

Os moradores do bairro Conventos receavam o fechamento da instituição, que era mantida por meio de um convênio com o governo municipal de Lajeado. Na época, somente quatro médicos atendiam no lugar.

Em 1996, a instituição, que tinha sido fechada, foi reaberta pela Sociedade Médica Conventos – mantida por esses quatro médicos. O contrato com a prefeitura venceria em julho de 2004 e havia a perspectiva de inaugurar um posto de saúde no bairro, o que acabaria por encerrar as atividades do hospital.

FOTOS Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Amador de Bom Retiro do Sul

O Esporte Clube Floriano conquistava o título de campeão do futebol amador da cidade no ano de 2003, em uma partida contra o time do Esporte Clube Pinhal. O Floriano já tinha vencido o jogo anterior e se consagrou vencedor mesmo com um empate.

Construtor de órgãos

Natural de Lajeado, Frederico Wirth trabalhava há mais de 15 anos numa empresa de conserto e construção de órgãos, no Brooklin, em Nova Iorque. Aos 70 anos, Wirth tinha aprendido a profissão com o pai, nascido na Alemanha.

Ele também sabia afinar piano e, durante dois anos, consertou um dos seis teclados do maior órgão do mundo, que fica na Filadélfia. Morador do Estados Unidos, Wirth passava quatro meses do ano no Brasil, para descanso, onde ocupava o tempo consertando uma lambreta dos anos 1970.

Em 2004, não sabia dizer outras três pessoas que trabalhavam com o conserto de órgãos no Brasil. Mas, conforme Wirth, isso era um fato local, Na Europa e na América do Norte todas as igrejas tinham um instrumento do gênero e, por isso, havia muito trabalho.

Entre as histórias que compartilhou à reportagem da época, Wirth lembrou da vez que conheceu o organista do maior instrumento do mundo. Quando contou que era brasileiro, o músico tocou Aquarela do Brasil. “Tirei meu lenço, fui para um canto e chorei.”

Há 50 anos…
Festa dos Motoristas

A rainha Iara Zarth (ao centro), com as princesas Marli
Niccolini, Marlise Basséggio, Maria Amália Penz e Marli Purpert

A tradicional festa de São Cristóvão reunia mais uma vez os fiéis da Paróquia São Cristóvão. Depois da missa realizada pelo Frei Dorvalino, teve início a procissão motorizada, que reuniu 271 veículos.

A soma do lucro ainda não tinha sido divulgada, mas chegava perto dos 15 milhões de cruzeiros, que seriam usados para as obras da igreja e do salão paroquial. Em 1974, a jovem Iara Zarth se consagrou Rainha da Festa dos Motoristas e João Machado como rei.

Sábado é

  • Dia do Farmacêutico
  • Dia Nacional do Fusca
  • Dia Nacional da Parteira Tradicional

Santo do dia: São Sebastião

Domingo é

  • Dia Mundial da Religião
  • Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Santo do dia: Santa Inês

Acompanhe
nossas
redes sociais