Festival da Canção Italiana

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Festival da Canção Italiana

Há 20 anos…

Duas décadas atrás, Coqueiro Baixo promovia o Festival da Canção Italiana. O evento ocorria desde os anos 1980, antes mesmo do município ser emancipado.

Em 2004, era organizada a 18ª edição, com participação de 2,5 mil pessoas e 15 corais de todo o estado (os visitantes superavam inclusive o número de habitantes da cidade).

O intuito do Festival era reunir a comunidade e cultivar os costumes italianos, em especial, o canto. O casal Lírio e Lurdes Lautenschlager vieram do Rio de Janeiro para o evento. Eles eram naturais de Coqueiro Baixo, mas moravam há 25 anos no RJ. Diversos corais percorriam centenas de quilômetros para participar, como o coral Odir Resfelatto, de Ipê, município próximo a Antônio Prado.

A última edição do Festival ocorreu em 2019. Hoje, Coqueiro Baixo organiza um evento parecido, o Encontro de Corais, realizado no mês de abril na cidade.

As irmãs Maria Casotti, Dionista Bonacina, Angélica Caumo e Hortenila Casotti compareciam todos os anos

Enquanto isso (2004)…

Mais negros e pardos na universidade – VInte anos atrás, aumentava a proporção de negros e pardos entre os alunos graduados das universidades brasileiras. Em 2003, 20,7% dos que concluíram o ensino superior eram negros ou pardos. Em 2000, eram apenas 15,7%.

Vandalismo nas lombadas

FOTOS: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Mais uma lombada eletrônica era alvo de vandalismo em Lajeado. O equipamento ficava na rua Emílio Conrad, no bairro Florestal, e era a lombada de menor arrecadação em todo o município.

Conforme reportagem da época, homens em uma Saveiro colocaram fogo no equipamento com o uso de pneus em chamas. Essa era a décima lombada queimada desde a instalação, em janeiro de 2002.

O vandalismo dava prejuízo ao município, já que cada uma tinha um custo de R$ 80 mil reais aos cofres públicos. No início, Lajeado tinha 17 equipamentos, mas, em 2004, restavam três.

Há 50 anos…
Rodeio em Progresso

Há 50 anos, o CTG SInuelo da Amizade promovia seu tradicional Rodeio Crioulo, em Progresso. Na época, a localidade ainda era distrito de Lajeado. Autoridades afirmavam que aquele seria um dos maiores rodeios já feitos no local, com ginetes de mais de 30 cidades diferentes.

Hoje é

  • Dia do Cabeleireiro
  • Dia do Passista

Santo do dia: São Mário São Canuto

Acompanhe
nossas
redes sociais