Cervejaria russa em Estrela

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Cervejaria russa em Estrela

Há 20 anos…

Circulava uma carta de intenções para a instalação da unidade de uma cervejaria russa em Estrela. A empresa era a detentora da marca Baltika e poderia investir US$ 20 milhões na cidade, mas exigia uma área de 50 hectares.

O contato foi intermediado pelo cônsul honorário da Rússia no RS, o professor Fernando Sampaio, que tinha parentesco em Estrela.

Cônsul da Rússia, Fernando Sampaio

O terreno de 50 hectares seria para instalar a fábrica, que processaria um milhão de litros por mês. Seriam galpões com 4 mil metros quadrados, para fábrica, adegas, setor de engarrafamento e depósito.

O município tinha uma área de 25 hectares, mas uma área lindeira de 28 hectares poderia ser negociada também. Apesar das tratativas, a Baltika não instalou uma fábrica em território brasileiro.

 

 

O drama da ponte

Fazia mais de um mês que estava pronta a ponte sobre o Rio Forqueta, entre os municípios de Marques de Souza e Travesseiro. Faltavam apenas os aterros, que conectariam a estrutura à estrada.

O impasse era entre o município de Marques de Souza e o Daer, em relação à responsabilidade pelas desapropriações da área do entorno, de 4,4 hectares. O lado de Travesseiro já tinha sido desapropriado pela administração. Na época, o Daer já tinha investido R$ 2,5 milhões.

Escadas improvisadas garantiram a travessia para os pedestres

A expectativa era inaugurar a ponte em 2004 ainda. Entretanto, a obra só foi entregue à comunidade em 2006.

Há 50 anos…
O famoso tufão de 1967

Telhas voaram para todos os lados.Na foto, a rua Júlio de Castilhos de Lajeado, em frente à antiga escada da Igreja Evangélica

O vendaval da noite desta terça-feira, 16, trouxe lembranças do grande tufão que destruiu parte do Vale do Taquari em 1967. Naquele tempo, vários municípios ainda faziam parte do território de Lajeado, o distrito de Santa Clara do Sul foi um dos mais afetados.

Naquela ocasião, o vento fora do comum iniciou bem cedo, na manhã do dia 1º de setembro de 1967. O chamado tufão não durou mais do que três minutos, com ventos superiores aos 200 km/h e granizo espesso. Centenas de construções foram destruídas e seis pessoas perderam a vida.

Entre os estragos, o Salão Paroquial, ao lado da Igreja Matriz, que foi completamente destruído, assim como o antigo pavilhão da Festa Nacional de Laticínios (Fenal), conhecido hoje como Parque do Imigrante.

Hoje é

  • Dia do Esteticista
  • Dia da Manicure
  • Dia da Universidade

Santo do dia: Santa Margarida da Hungria

Acompanhe
nossas
redes sociais