A sensação de abafamento, o mormaço e a temperatura acima dos 36ºC registrados entre a manhã e a tarde de ontem foram um prelúdio para tudo o que o RS enfrenta nos próximos dias.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sul do país está em alerta vermelho para tempestades. Serão três dias de vendavais, chuva forte e, até mesmo, queda de granizo.
O governo do Estado, por meio das redes sociais do Piratini, detalhou a previsão do tempo para hoje, amanhã e sexta-feira. Há chance para ventos com velocidade superiores a 100 km/h.
Em cima desse prognóstico, os institutos de meteorologia e as defesas civis alertam para chance de estragos na rede elétrica, com queda de postes, de árvores, danos em plantações, em telhados, deslizamentos e também de alagamentos.
Pela Sala de Situação, do governo do RS, o meteorologista Lucas Fagundes adverte para condições extremas no Vale do Taquari. De acordo com ele, ao longo de hoje a chuva se intensifica. “Teremos um tempo severo, com descargas elétricas, chuva intensa e vento forte. O volume de precipitações varia dos 80 ao 100 milímetros no dia. Amanhã pela manhã, também teremos chuva forte com trovoadas”, adverte.
Conforme acompanhamento do Serviço Geológico do Brasil (SGB\CPRM), a previsão é semelhante. “Diversos modelos de previsão indicam volumes de chuva muito elevados. Alguns estimam algo próximo dos 150 milímetros em 24 horas”, diz o engenheiro hidrólogo, Franco Turco Buffon.
Essa situação traz risco de inundação na bacia hidrográfica do Taquari\Antas. “Caso o pico da chuva for amanhã (hoje), teremos um impacto no nível do Rio Taquari entre quinta e sexta-feira. Assim conseguimos saber o comportamento médio em termos de elevação da água.”
O alerta foi encaminhado para todos os responsáveis pela Defesa Civil da região e dos municípios. A estratégia agora é monitorar essas condições e, caso se confirme, iniciar o plano de contenção caso seja necessário remover famílias das áreas de risco.
Causa do risco meteorológico
Pela análise da MetSul, diversos sistemas meteorológicos complexos contribuem para um período de risco. Uma zona de baixa pressão atmosférica (com ar frio) vindo do Chile atinge a Argentina e o Uruguai.
Esse fenômeno atingiu o RS ontem, começando pelo sul do Estado. Ao mesmo tempo, uma corrente de vento quente avança pelo norte. Esse conjunto energiza a atmosfera e gera chuva intensa.
Classificação de risco
O alerta nível vermelho do Inmet significa:
Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos à integridade física ou mesmo à vida humana.
Para a população, é necessário manter-se informada sobre as condições do tempo e possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades e prepare-se para medidas de emergência.