O sol aparece em meio a muitas nuvens e abafamento. A máxima pode chegar aos 38°C durante a tarde desta terça-feira, 16. Já para a noite está prevista a virada do tempo com o avanço de instabilidades que primeiro provocam chuva no Sul do RS.
Esse corredor de instabilidade depois avança para a área central, região de Santa Maria e se desloca pelo Vale em direção à região metropolitana. A Defesa Civil emitiu na noite de segunda-feira, 15, um alerta sobre o risco de vendavais, queda de granizo e chuva volumosa.
Para o Vale do Taquari estão previstos até 100m em 24 horas. Não há no momento alerta sobre a cota do Rio Taquari. Já para a bacia hidrográfica do Rio Caí projeções indicam a possibilidade de inundações.
Outra região que deve ser impactada é o litoral norte. Para a Serra e para o noroeste gaúcho o impacto deve ser menor, segundo os institutos de meteorologia. Conforme a MetSul Meteorologia, trata-se de um complexo cenário com duas baixas pressões, sendo uma que pode dar origem depois possivelmente a um ciclone no Atlântico, e ainda o ingresso de ar muito quente de Norte que agirá como combustível para a formação de poderosas áreas de tempestades.