O instrutor e coordenador dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, Andréas Hamester e o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), Joel Mallmann estiveram presentes no programa Frente e Verso, da Rádio a Hora, 109.2, para falar das comemorações alusivas aos 200 anos da imigração alemã.
Eles reforçam, que é necessário reconhecer e valorizar o esforço realizado pelos imigrantes e as influências que eles deixaram para as futuras gerações.
“É um momento, um ano, que consideramos extremamente importante, tudo aquilo que nós somos, aquilo que nós produzimos, aquilo que nós geramos e construímos, fomos influenciados e precisamos olhar para trás e reconhecer o trabalho que foi feito anteriormente”, cita Joel Mallmann.
Nesse sentido, foi pensando em uma festividade que mostre a forma que a cultura é preservada atualmente, de que forma os hábitos do passado se mantém no presente, no cotidiano das pessoas. Dentro da programação, eles planejam realizar encontros, em que o idioma de comunicação seja o alemão, para assim manter vivo o dialeto.
Para realizar essa exaltação, serão realizadas mostras artísticas e oficinas, além do tradicional Festival Chucrute, um desfile temático e a construção do monumento Maibaum (minha árvore), uma árvore de 10 metros, com hastes que irão conter registros de fatos importantes da imigração.
A programação que irá ocorrer durante todo o ano, conta com jantar do grupo folclórico, roteiro com valorização das casas enxaimel do interior, curso de gastronomia alemã, um espetáculo teatral que retrata a imigração com atores locais e demais eventos.
Acompanhe a entrevista na íntegra