A secretaria de Educação realiza, durante o mês de janeiro, o projeto Colônia de Férias. Neste ano, são recebidas aproximadamente 200 crianças de zero a cinco anos em três escolas de educação infantil: EMEI Santa Clara, EMEI Pequeno Príncipe e EMEI Planalto. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Stéfanie Casagrande, a expectativa era receber mais de 300 crianças.
O período de férias pode ser caótico para as famílias, especialmente para aquelas que trabalham e necessitam de uma rotina estruturada para organizar as atividades diárias. Com o projeto Colônia de Férias, as crianças podem manter uma rotina regular, proporcionando segurança e estabilidade para elas e seus familiares.
“Nem todos os pais têm a possibilidade de tirar férias no mês de janeiro ou contar com o suporte de familiares para cuidar de seus filhos. Nesse sentido, a abertura das escolas de ensino infantil oferece uma alternativa segura e confiável de cuidado e educação, permitindo que os pais trabalhem sem preocupações”, destaca Stéfanie.
Apesar da necessidade e dos benefícios do projeto, Stéfanie reforça a importância da pausa na rotina escolar. “Destinar um períodos de 10, 15 ou 30 dias para que a família ou familiares possam reforçar seus vínculos de afeto, bem como proporcionar a criança um período de descanso da rotina é fundamental para o desenvolvimento dela e uma garantia prevista em lei”, observa.