A Copa Lajeado de Base reuniu 83 times, de 32 clubes do RS e Santa Catarina. A competição encerrou nesse fim de semana e teve como destaque os times do Vale do Taquari.
A ALE, anfitriã do evento, foi o campeão da categoria 2009, ao vencer o GE Petrópolis por 2 a 0. O time B da ALE ainda ficou com o terceiro lugar na mesma categoria.
Na 2007, a ALE perdeu para o Atlético Jrs por 1 a 0 e ficou com o vice-campeonato. O EduFut, de Santa Clara do Sul, perdeu a decisão da 2013 por 2 a 0 para o GBM. Já o Guarani, de Venâncio Aires, perdeu a categoria 2005 para a Escolinha do Cruzeirinho por 1 a 0.
Na única categoria sem representantes do Vale, o Juventude Verde levou a melhor sobre o Juventude Branco por 2 a 0.
Avaliação positiva
Para Alexandre Sebben, da Sebben Eventos Esportivos, um dos promoteres do torneio junto com a EZE Eventos, a avaliação da competição é muito positiva. Cita a integração entre escolinhas e comunidade que foi diferencial da segunda edição, bem como a questão dos jogos finais serem na Arena Alviazul. “Os jogos em um estádio profissional deu um upgrade na competição. Recebemos diversos feedbacks positivos.”
Com 84 equipes nessa segunda edição, Sebben destaca que para o próximo ano a projeção é de que aumente o número de participantes. “Seguimos trabalhando para melhorar ainda mais a Copa Lajeado e colocar ela na rota das competições de categorias de base nacional.”
Destaques
2005
Campeão: Escolinha do Cruzeirinho
Vice: Guarani-VA
Terceiro colocado: Ser Caxias
Defesa menos vazada: Escolinha do Cruzeirinho
Goleador: Willian Ferreira (Escolinha do Cruzeirinho)
2007
Campeão: Atlético Jrs
Vice: ALE
Terceiro colocado: ALE B
Defesa menos vazada: Atlético Jrs
Goleador: Willian Bauer (ALE)
2009
Campeão: ALE
Vice: GE Petrópolis
Terceiro colocado: Juventude
Defesa menos vazada: ALE
Goleador: João Machado (ALE)
2011
Campeão: Juventude
Vice: Juventude Branco
2013
Campeão: GBM Ijuí
Vice: Edu Fut
Terceiro colocado: Juventude Verde
Defesa menos vazada: GBM Ijuí
Goleador: Anderson (Edufut)