Em menos de dois meses encerra o vínculo de 10 anos entre Lajeado e a Stacione para a gestão do estacionamento rotativo. Mesmo com o prazo próximo do final, não existe uma definição sobre a continuidade na administração do serviço, que visa dar mais fluidez ao trânsito nas ruas centrais do município.
O compromisso de uma década termina no próximo dia 07 de março, daqui a 52 dias. Apesar de existir a possibilidade de renovar o convênio por mais 10 anos nos mesmos moldes do atual, uma nova licitação deve ser lançada pelo governo. “Essa é a tendência. Se faz uma nova licitação e até lá se prorroga o acordo com a Stacione, que presta o serviço hoje”, garante o prefeito Marcelo Caumo.
De acordo com a gerente da Stacione, Fernanda Elwanger, a empresa manifestou ainda na metade do ano passado o interesse em permanecer na gestão do serviço, mas não recebeu respostas do Executivo. “Há uma necessidade de organização da empresa, pois o contrato encerra em março, logo no dia 07 de fevereiro precisamos dar o aviso prévio aos cerca de 40 funcionários”, explica.
A gestora do serviço em Lajeado considera natural as cobranças por melhorias no modelo atual de cobrança, com implementação de novas possibilidades de pagamento como parquímetros ou totens. “Não existe problema de modificar algumas situações, tem o debate sobre a quadra do hospital (Bruno Born) que há ideia de alterar, isso é tranquilo, mas o governo precisa elencar essas mudanças para que possamos aplicar e considerar isso no valor das tarifas”, complementa.
A Stacione admite participar de um novo processo licitatório, mas entende que o encaminhamento pelos gestores do município precisa ser acelerado, para que o serviço não fique desativado com o término do vínculo em março.
Sobre a lucratividade do serviço, a direção da Stacione considera o rendimento do serviço em Lajeado como positivo, mas avalia que há necessidade de uma adequação na tarifa. “Hoje o valor por hora é de R$ 2,50. O ideal seria na casa dos R$ 3. Caso o município queira novos investimentos, o valor aumentaria também”, pontua a representante da empresa.
Assunto em pauta na câmara
A comissão de Obras e Serviços Públicos da câmara de vereadores de Lajeado organizou reuniões no final de 2023 para debater o futuro do estacionamento rotativo. Participar dos encontros representantes da CDL, Acil, Sinduscom-VT e Sindilojas.
De acordo com os vereadores Deoli Gräff e Alex Schmitt, que coordenam a comissão, a ideia das reuniões foi construir um relatório a ser encaminhado ao prefeito com sugestões para melhora do serviço.
Entre os apontamentos que surgiram nos encontros que ocorreram no Legislativo estão a necessidade de instalar totens para pagamento nas ruas centrais, qualificar os agentes que atendem os motoristas, um aplicativo mais moderno e uma solução para o entorno do Hospital Bruno Born (HBB), com uma tolerância maior em função dos atendimentos na unidade de saúde.