Reflexões sobre a realidade migratória

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Reflexões sobre a realidade migratória

Uma cena chamou atenção em Lajeado, onde malabaristas se acamparam na praça do Papai Noel, no bairro Americano. Contudo, a presença desses artistas circenses não foi recebida bem pelos moradores da redondeza, que expressam descontentamento e fizeram reclamações sobre a ocupação do espaço público. As redes sociais foram palco de diversos comentários, alguns carregados de sarcasmo, sobre as possíveis oportunidades de trabalho que os malabaristas poderiam explorar. No entanto, em meio às piadas, há também um olhar mais atento às condições e necessidades desses artistas itinerantes, provenientes de países vizinhos.

Foto: Gabriel Santos

Muitos “malabaristas” que se encontram acampados em Lajeado estão em busca de uma vida melhor, escapando das dificuldades e instabilidades em suas nações de origem. Esta realidade coloca em xeque a perspectiva crítica da sociedade local, que pode não gostar da presença dos acampados, mas que precisa refletir sobre as complexas questões sociais envolvidas. Enquanto as opiniões divergem, a discussão abre espaço para um diálogo mais amplo sobre a compaixão, a empatia e as responsabilidades coletivas diante das complexidades sociais que se desenrolam à nossa volta.

Hofstetter candidato

O cenário político em Travesseiro está prestes a sofrer uma reviravolta com a possível filiação de Hari Hofstetter, irmão do ex-prefeito Neco, para concorrer a prefeito na eleição deste ano. Atualmente no MDB, Hofstetter é alvo de interesse de dois partidos locais, o PSB e o Republicanos (em criação), ambos demonstrando intenção em acolher o político em suas fileiras. As negociações estão em andamento, e fontes afirmam que representantes do PSB e do Republicanos têm mantido diálogos com Hari Hofstetter para discutir sua possível migração partidária. O movimento visa fortalecer as estratégias políticas dessas legendas visando as próximas eleições municipais. As especulações sobre o vice giram em torno Léo Bettio, do PT.

PL aposta em Lorenzini

O Partido Liberal (PL) em Cruzeiro do Sul tem definido Demétrios Lorenzini como seu principal nome para concorrer ao cargo de prefeito nas próximas eleições municipais. A legenda está confiante na liderança e experiência de Lorenzini, que emerge como uma aposta sólida para representar os anseios da população no pleito vindouro.

Grassi candidato

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Arroio do Meio está avaliando a possibilidade de lançar a candidatura de Paulo Grassi, ex-secretário da Agricultura e vereador, para concorrer nas eleições municipais deste ano. Tradicionalmente aliado ao MDB e integrante de coligações passadas, o PT enfrenta resistências internas que podem mudar o rumo dessa parceria política. Há também indícios de que o PT tem interesse em compor a chapa majoritária com o MDB, indicando o vice. Conversas devem avançar nos próximos meses.

Questão ética

O médico Leandro Boldrini, condenado pela morte do filho Bernardo, surpreende ao alcançar uma boa classificação no exame de residência do Hospital Universitário de Santa Maria. A notícia levanta questionamentos éticos e morais sobre a aceitação de um profissional que enfrentou um caso tão trágico no campo médico. Acredito que todos têm o direito à regeneração e a uma segunda chance. Porém, quando se trata da prática médica, é natural que surjam questionamentos sobre a confiança que os pacientes podem depositar em um profissional com um histórico tão trágico.

Risco à segurança

Já alertamos aqui sobre prática perigosa no do Vale do Taquari: a realização de atividades físicas, como caminhadas, nos acostamentos de rodovias. Esse comportamento tem preocupado autoridades e especialistas em segurança viária, que alertam para os riscos envolvidos e recomendam a busca por alternativas mais seguras. Caminhar nos acostamentos das rodovias não é apenas não recomendado, mas também extremamente perigoso. A proximidade com veículos em alta velocidade aumenta consideravelmente os riscos de acidentes, colocando em perigo tanto os pedestres quanto os motoristas.

Acompanhe
nossas
redes sociais