Compondo Horizontes cria clipe de música autoral

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Compondo Horizontes cria clipe de música autoral

Projeto do CRAS Espaço Cidadania de Lajeado teve como objetivo incentivar formas de expressão por meio de arte visual (grafite) e música (técnica vocal e composição)

Compondo Horizontes cria clipe de música autoral
Foto: Laura Mallmann
Lajeado

Jovens de 12 a 17 anos do projeto Compondo Horizontes, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Espaço Cidadania, concluíram o ano de 2023 com um clipe autoral.

No encerramento do projeto, que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social de Lajeado, os jovens gravaram clipes de uma música de sua autoria, nos quais cantaram e tocaram instrumentos que aprenderam durante as atividades. O projeto foi viabilizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

O projeto Compondo Horizontes teve como objetivo incentivar formas de expressão por meio de arte visual (grafite) e música (técnica vocal e composição). Os jovens foram divididos em duas turmas e cada grupo criou uma parte da música. Conforme a psicóloga do CRAS, Ane Lis Schardong, a ideia é que eles pudessem expressar suas realidades e a da comunidade em que estão inseridos por meio da arte.

“Os encontros aconteciam semanalmente e, neles, eram repassados conteúdos teóricos e práticos sobre os meios de expressão. Foram cerca de seis aulas sobre cada assunto: composição, técnica vocal e grafite. No final, foram reunidos esses conhecimentos e saíram algumas telas de arte grafite e a música autoral, com posterior gravação de clipe”, explica a psicóloga.

A turma de 11 a 14 anos criou a parte introdutória da música, no qual cantam os cenários de um mundo ideal, com sonhos possíveis de se realizar. Já o grupo de 12 a 17 anos criou um rap sobre desigualdades e preconceito e como enfrentá-los. As duas letras foram unidas e deram origem aos clipes a seguir:

Clipe Turma 1

Clipe Turma 2

O projeto

O Projeto Compondo Horizontes consiste em ofertar oficinas de expressão e arte para jovens de 12 a 17 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A partir da aprendizagem das técnicas de grafite, escrita/composição e música, os adolescentes podem aplicar seus conhecimentos por meio de uma releitura de sua realidade, criando novas narrativas sobre sua história, exercitando o seu protagonismo e a expressão por meio da arte.

Conforme Ane, o projeto se apresenta como possibilidade de transformar a realidade de jovens com aprendizado técnico, desenvolvimento como cidadãos e protagonistas de suas histórias.

O projeto foi coordenado e executado pela psicóloga Ane Lis Schardong, pela coordenadora do CRAS Espaço Cidadania Fátima Luciane Leal Machado, pelo educador social do CRAS Glauco Rodrigues, e por Tiago Estevan e Taiane Nunes, da T&T Produções, e Giovane Giovanella, da Gin Arts.

Galeria

Foto: Laura Mallmann

Acompanhe
nossas
redes sociais