As obras de duplicação da BR-386 não apenas impactam o tráfego, mas também geram transformações no sistema de abastecimento de água operado pela Corsan em Lajeado. O bairro São Cristovão e Alto do Parque são os mais recentes a sentir os reflexos dessas mudanças, com a empresa iniciando a interligação de uma nova canalização e redes pela rua Otelo Rosa.
A intervenção, que teve início ontem, causou instabilidade no abastecimento em outros bairros da cidade como o Hidráulica. Segundo a Corsan, a principal meta é retirar uma tubulação que atravessa sob a BR-386. Para isso, foi instalada uma nova rede, com quase dois quilômetros de extensão, conectando-a à estação localizada no bairro Olarias. Na segunda etapa, a interligação foi estendida até o reservatório do São Cristóvão.
Com a conclusão da nova tubulação, a rede antiga será desativada. A empresa visa garantir o abastecimento em pelo menos 10 mil residências. A operação da segunda etapa mobilizou máquinas e operários da Corsan, concentrando-se na rua Otelo Rosa, onde a nova tubulação foi implantada. Moradores próximos e lindeiros à rua relatam que esta é a oitava intervenção na região e argumentam também que o pós serviço causa danos na rua e poeira.
Em nota, encaminhada pela assessoria de imprensa, a companhia destaca que as mudanças são necessárias para a adaptação ao cenário provocado pelas obras na BR-386 e reitera o compromisso em minimizar os impactos no fornecimento de água durante o processo de transição. A previsão é de que a conclusão da interligação traga mais estabilidade ao sistema de abastecimento nessas regiões afetadas pelas obras viárias em andamento.