As condições da ponte do Saraquá, localizada na Avenida Beira Rio, tornou-se uma preocupação de pedestres e ciclistas que utilizam a passagem. Diante desse cenário, o governo municipal anunciou medidas emergenciais visando a recuperação e a construção de uma nova plataforma de passeio.
Na manhã de hoje, equipes da Secretaria de Obras iniciaram a recuperação provisória da lateral da ponte, instalando telas e reforçando as barras metálicas no sentido centro-bairro Conservas. Desde a enchente, pedestres e ciclistas compartilham o espaço da pista de rolamento com veículos, aumentando os riscos de acidentes.
A próxima etapa do projeto inclui a construção de uma nova plataforma de passeio na lateral oposta, no sentido Conservas-centro. A previsão é de iniciar as obras na próxima semana e na reconstrução utilizar parte das barras metálicas retiradas da antiga passagem do viaduto da Benjamin Constant do bairro Montanha.
De acordo com engenheiro de projetos especiais da prefeitura de Lajeado, Isidoro Fornari Neto, a intenção é aproveitar os recursos e materiais existentes para agilizar o processo e garantir mais segurança para quem utiliza a passagem.
Num primeiro momento, equipes já trabalham na instalação provisória de pequenas barras metálicas e arame, impedindo a passagem de pedestres na lateral da ponte, que não possui proteção.
O município também aguarda o repasse de recursos da Defesa Civil Nacional para intensificar a recuperação da estrutura. Fornari enfatiza a necessidade de reforçar pilares e cabeceira da ponte, que sofreram danos significativos nas últimas enchentes. “Com isso faremos a recuperação completa da estrutura”
A ponte sobre o Saraquá foi inaugurada em julho de 1985. Até hoje permite a ligação entre o centro e bairros como o Conservas, Morro 25, Jardim do Cedro e Santo Antônio.