Desejo de duas regiões, a continuidade das obras da Rodovia Transcitrus está mais perto de sair do papel. Elencada como uma das prioridades da bancada gaúcha no Congresso, o projeto deve receber R$ 11,4 milhões em emendas parlamentares. O recurso, dividido em duas rubricas, será aplicado na primeira etapa das obras.
Ao todo, a estrada passa por nove municípios, sendo dois do Vale do Taquari – Poço das Antas e Paverama – e o restante pertencente ao Vale do Caí. O traçado original tem 36 quilômetros e faz ligações com rodovias como a BR-470. Se concluído, pode reduzir a distância em cerca de 30 quilômetros de Porto Alegre.
“É um pleito de muitos anos. Se iniciou como um projeto de turismo e é muito importante para o nosso município. Como a nossa parte não era grande, conseguimos concluir logo, mas nos unimos com as demais cidades para o andamento do projeto”, frisa a prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann.
A gestora fez parte de uma grande mobilização que uniu políticos dos nove municípios. O grupo foi a Brasília em duas oportunidades no ano passado e obteve a garantia de que a primeira etapa da rodovia seria contemplada. “Apresentamos o projeto aos deputados e fomos bem sucedidos”.
Entre mais de 90 projetos listados para receber recursos da bancada gaúcha, a Transcitrus foi o segundo mais votado, o que, para Vânia, é um indicativo da força da mobilização conjuntados vales do Taquari e Caí.
Divisão e nova rota
A primeira etapa de execução da Transcitrus prevê 4,7 quilômetros em obras de pavimentação, em trechos inacabados que passam pelos municípios de Poço das Antas, Brochier, Maratá, Pareci Novo e São José do Sul. “Não sabemos ainda como será a aplicação, mas estamos felizes, pois o trajeto, na subida do Morro Paris para a nossa cidade é fundamental, comenta Vânia”.
A prefeita de Poço das Antas lembra que o novo trajeto pode servir, no futuro, como uma nova rota de escoamento da produção. O município aguara o desfecho das negociações para a compra do frigorífico da Languiru por parte da JBS.
Outras etapas
Embora, num primeiro momento, a primeira etapa contemple apenas parte da Transcitrus, outras cidades aguardam pela conclusão de todo o trajeto. Caso de Paverama, que pleiteia construção de um “braço” de cerca de 8 quilômetros em direção à localidade de Morro Azul. Isto formaria uma via asfaltada para a ligação direta com Brochier.
Conforme o prefeito de Paverama, Fabiano Brandão, foi acertado que este traçado seria contemplado caso houvesse sobra de recursos. “Primeiro, será concluído o trecho nos municípios onde já iniciaram a obra. Se viesse mais do que isso, aí poderíamos começar o nosso trecho. Mas não temos expectativa de iniciar este ano, somente na próxima leva de recursos”, comenta.
O gestor explica que, somado aos 8 quilômetros de Brochier a Paverama, a estrada se conectaria à VRS-835 e criaria uma nova ligação dos municípios do Vale do Caí com a BR-386. “Para o nosso desenvolvimento, todo esse acesso asfaltado seria estratégico. Estamos pleiteando essa ligação”.