Emendas da bancada gaúcha contemplam obras na Transcitrus

Vale do Taquari

Emendas da bancada gaúcha contemplam obras na Transcitrus

Recurso será aplicado na conclusão dos trechos já iniciados, na ligação entre Poço das Antas e São José do Sul. Trata-se da primeira etapa de projeto da rodovia, que prevê, futuramente, traçado em direção a Paverama

Emendas da bancada gaúcha contemplam obras na Transcitrus
Trecho é considerado essencial para o desenvolvimento de cidades como Poço das Antas. (Foto: Wellington Marques/Jornal Ibiá/divulgação)
Vale do Taquari

Desejo de duas regiões, a continuidade das obras da Rodovia Transcitrus está mais perto de sair do papel. Elencada como uma das prioridades da bancada gaúcha no Congresso, o projeto deve receber R$ 11,4 milhões em emendas parlamentares. O recurso, dividido em duas rubricas, será aplicado na primeira etapa das obras.

Ao todo, a estrada passa por nove municípios, sendo dois do Vale do Taquari – Poço das Antas e Paverama – e o restante pertencente ao Vale do Caí. O traçado original tem 36 quilômetros e faz ligações com rodovias como a BR-470. Se concluído, pode reduzir a distância em cerca de 30 quilômetros de Porto Alegre.

“É um pleito de muitos anos. Se iniciou como um projeto de turismo e é muito importante para o nosso município. Como a nossa parte não era grande, conseguimos concluir logo, mas nos unimos com as demais cidades para o andamento do projeto”, frisa a prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann.

A gestora fez parte de uma grande mobilização que uniu políticos dos nove municípios. O grupo foi a Brasília em duas oportunidades no ano passado e obteve a garantia de que a primeira etapa da rodovia seria contemplada. “Apresentamos o projeto aos deputados e fomos bem sucedidos”.

Entre mais de 90 projetos listados para receber recursos da bancada gaúcha, a Transcitrus foi o segundo mais votado, o que, para Vânia, é um indicativo da força da mobilização conjuntados vales do Taquari e Caí.

Divisão e nova rota

A primeira etapa de execução da Transcitrus prevê 4,7 quilômetros em obras de pavimentação, em trechos inacabados que passam pelos municípios de Poço das Antas, Brochier, Maratá, Pareci Novo e São José do Sul. “Não sabemos ainda como será a aplicação, mas estamos felizes, pois o trajeto, na subida do Morro Paris para a nossa cidade é fundamental, comenta Vânia”.

A prefeita de Poço das Antas lembra que o novo trajeto pode servir, no futuro, como uma nova rota de escoamento da produção. O município aguara o desfecho das negociações para a compra do frigorífico da Languiru por parte da JBS.

Outras etapas

Embora, num primeiro momento, a primeira etapa contemple apenas parte da Transcitrus, outras cidades aguardam pela conclusão de todo o trajeto. Caso de Paverama, que pleiteia construção de um “braço” de cerca de 8 quilômetros em direção à localidade de Morro Azul. Isto formaria uma via asfaltada para a ligação direta com Brochier.

Conforme o prefeito de Paverama, Fabiano Brandão, foi acertado que este traçado seria contemplado caso houvesse sobra de recursos. “Primeiro, será concluído o trecho nos municípios onde já iniciaram a obra. Se viesse mais do que isso, aí poderíamos começar o nosso trecho. Mas não temos expectativa de iniciar este ano, somente na próxima leva de recursos”, comenta.

O gestor explica que, somado aos 8 quilômetros de Brochier a Paverama, a estrada se conectaria à VRS-835 e criaria uma nova ligação dos municípios do Vale do Caí com a BR-386. “Para o nosso desenvolvimento, todo esse acesso asfaltado seria estratégico. Estamos pleiteando essa ligação”.

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