Uma das principais metas da atual gestão do governo estadual, a ampliação do turno integral na rede pública de ensino avança também na região. Sete escolas do Vale terão, em 2024, a modalidade de atividades durante todo o dia. Três delas foram contempladas com o serviço pela primeira vez, conforme portaria publicada no Diário Oficial.
Após passarem por um estudo aprofundado em 2023, as escolas Nicolau Müssnich, de Estrela; Padre Domenico Carlino, de Putinga; e Reynaldo Affonso Augustin, em Teutônia, foram habilitadas para o tempo integral. Inicialmente, serão abertas uma turma em cada instituição, todas do primeiro ano do ensino médio.
Elas se juntam a quatro escolas de ensino fundamental da região que já contam com atendimento em dois turnos. E a ideia, segundo a titular da 3ª Coordenadoria Regional de Educação., Cássia Benini, é expandir a modalidade nos próximos anos. Diretores de outras instituições do Vale já demonstraram interesse.
“As direções estão engajadas, pois é uma proposta que vem no sentido de favorecer e melhorar a aprendizagem dos alunos. E já tem comprovação e estudos de que o turno integral traz muitos benefícios a estudantes e escolas”, frisa. Conforme Cássia, a intenção do Estado é alcançar 50% de escolas de ensino médio com tempo integral até 2026.
Questionário
Hoje, na região, são 41 escolas que ofertam ensino médio. A partir desse levantamento, segundo Cássia, foi feito um amplo estudo e a 3ª CRE começou a identificar potenciais instituições para ofertarem o ensino em tempo integral.
“Enviamos questionário para sete escolas e os diretores tinham que responder a 150 perguntas, das mais variadas, sobre infraestrutura, quadro de professores e questão pedagógica. Era bem robusto, pois precisávamos de informações concretas das escolas”.
Com o questionário concluído, as escolas de Estrela, Teutônia e Putinga foram apontadas com maior potencial para a modalidade. “A proposta foi acolhida pelos professores. Então, fizemos uma consulta pública com a comunidade escolar para saber se era de interesse ou não. Todas aceitaram”.
Preparativos e nomeações
Na Nicolau Müssnich, o início das atividades do ensino médio em tempo integral gera expectativa na comunidade escolar. A diretora, Lovani Hauschild, destaca a aceitação dos pais e acredita que, num primeiro momento, serão atendidos cerca de 50 alunos.
“Vamos trabalhar muito para que eles sejam acolhidos e se sintam bem na escola para que, ao final, saiam bem preparados. Passamos por todo um processo, com assembleia e a comunidade escolar deu o seu aval”, comenta, ao lembrar também das adequações necessárias para suportar o serviço.
“Temos todo o apoio do Estado em relação a equipamentos. Vamos nos adequando aos poucos durante esses anos. O básico para acolher esses alunos nós temos. Precisamos agora nos preparar em termos de recursos humanos”.
A escola espera ser contemplada com a nova leva de professores, nomeados após o concurso público feito ano passado. Conforme Cássia, 55 profissionais foram habilitados na região. Eles já começaram a fazer exames em Porto Alegre e terão perícias neste fim de semana. A apresentação nas escolas ocorrerá no dia 5 de fevereiro.
ENSINO FUNDAMENTAL
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Otilia Correa de Lima
Lajeado
Turmas de 1º a 5º ano - Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco
Lajeado
Turmas de 1º a 5º ano - Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio
Lajeado
Turmas de 1º a 5º ano - Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Assunção
Taquari
Turmas de 1º a 9º ano
ENSINO MÉDIO
- Escola Estadual de Educação Básica Nicolau Müssnich
Estrela
Turma de 1º ano - Escola Estadual de Ensino Médio Padre Domenico Carlino
Putinga
Turma de 1º ano - Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin
Teutônia
Turma de 1º ano
Fonte: 3ª CRE