Com clima de montanha e temperatura 5°C a menor que em regiões baixas do Vale, Sério é reduto ideal para quem busca uma fuga do calor. Com menos de 2 mil habitantes, o pequeno município possui pontos turísticos ideais aos amantes de natureza e vivências no campo.
Hospedagem em cabanas no Sítio Dona Neia
Lá em Araguari, o destino é o Sítio Dona Neia. O empreendimento que iniciou como lancheria ampliou suas atividades e hoje tem hospedagem em cabana, uma série de experiências rurais e as bolachas caseiras mais deliciosas da região.
Num dos pontos mais altos da propriedade, fica o bosque com lavandário e um mirante de frente aos morros. O balanço gigante com cerca de 15 metros é um dos maiores da região e rende ótimas fotografias.
O local é ideal para passar o dia degustando as deliciosas bolachas feitas de forma artesanal. As receitas são herdadas da avó de Cedinéia Guarnieri de Lima e perpassam gerações da família.
A novidade do sítio é a hospedagem em uma cabana localizada no cume da propriedade. Espaço simples e aconchegante ideal para casais. O ponto turístico conta ainda com um charmoso espaço para eventos.
Casa na árvore e paiol reestilizado
Outra pousada famosa de Sério é o Recanto dos Lagos. Na Linha Paredão, o visitante realiza o sonho de dormir na Casa na Árvore. A hospedagem foi construída no topo de um plátano. Tem tronco e galhos dividindo espaços com os móveis da cozinha, um quarto com beliche e varanda muito charmosa.
A outra hospedagem é o Paiol Chapecó, um antigo depósito de grãos sofisticadamente adaptado para receber os turistas. A decoração é feita com objetos antigos. Destaque para a lareira e a banheira com água aquecida.
O Recanto dos Lagos se diferencia de outras hospedagens por ter uma formosa área externa. Nas margens de um grande açude, ambientes com redes, fogo de chão, balanços e churrasqueira convidam para o descanso. Outro atrativo é o quiosque interligado por uma ponte rústica de madeira.
O ponto turístico conta ainda com a curiosa plantação de pitayas e o Mirante Princesa com uma paisagem panorâmica do interior.
Antiga represa vira camping
O tour por Sério se completa com o Camping Decker. Às margens de uma antiga represa no arroio de Sampaio se estruturou o famoso balneário, em atividade desde 1996. Tem uma infraestrutura invejável, aliando o sossego da natureza e boa gastronomia.
Na sombra das árvores estão espalhadas mais de 30 churrasqueiras. O camping possui campo de futebol, bocha e bons locais aos que desejam apenas relaxar. Para preservar a tranquilidade, não é permitido som alto e fogos de artifício.
O bar local oferece bebidas e um cardápio completo de lanches. Também atende com almoços agendados e tem o tradicional café colonial fora da temporada de verão.
Preservada até hoje, a represa que desviava água ao moinho se tornou cartão-postal do camping. Outro espaço que mantém vivo o passado é o Canto Histórico, onde o visitante pode ver objetos antigos e fotografias em preto e branco.
Além de passar o dia por um valor de R$ 12 (menores de 10 anos não pagam), o camping oferece estrutura para acampamento com energia elétrica e banho quente. Neste caso, o investimento é de R$ 15 o pernoite por pessoa.