O primeiro free flow do Rio Grande do Sul iniciou a operação em 15 de dezembro na ERS-122 e, até o momento, a inadimplência está próxima de 10%. Um índice aceitável e dentro da média registrada em outros pontos do país e do mundo, onde o sistema de cobrança automática de pedágio já foi difundido há mais tempo. Na BR-101/RJ, por exemplo, onde a concessionária CCR implantou o modelo em março do ano passado, a situação começou bem pior. No primeiro trimestre de funcionamento, os índices variavam entre 15% e 14%. Aos poucos, e com o aumento no número de usuários de TAG, especialmente, os números foram baixando e a média no semestre ficou em 11,07%. É um alento e tanto para quem aposta na ausência de cancelas para a concessão das rodovias no Vale do Taquari como forma de tornar mais justa e barata a cobrança da tarifa.
Sobre a concessão das rodovias estaduais da região, o Secretário Estadual de Parcerias e Concessões Pedro Capellupi afirmou em entrevista ao Frente e Verso que os estudos de modelagem e audiências públicas devem ser finalizadas no primeiro semestre. E a abertura do processo licitatório está programada para o segundo semestre. Serão intensos debates até o momento da abertura do edital. Entre as pautas a serem debatidas, a garantia dos investimentos em obras estruturantes. Para tal, a concessionária e o poder concedente terão responsabilidades. Na BR-101/RS, por exemplo, o acordo para implementar o free flow definiu que, se a inadimplência for de até 20% (o percentual cai para 10% no segundo ano), o risco fica com a CCR. Se passar deste teto, o governo vai permitir o reequilíbrio econômico-financeiro dessa perda de arrecadação.
Tragédias e comunicação
Quatro meses após a tragédia e aos poucos as ações municipais para fortalecer ou melhor estruturas as Defesas Civis (DC) são divulgadas. Em Lajeado, por exemplo, o setor recebeu no início de dezembro a visita de representantes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês) para auxiliar no aperfeiçoamento dos protocolos de resposta a desastres naturais – eles também visitaram a região logo após a primeira grande enchente de 2023. E após diversas reuniões com as secretarias da administração municipal e com integrantes das forças de segurança para ouvir demandas e organizar a atuação de cada área em situações adversas, as principais queixas foram os problemas de comunicação entre os setores do poder público.
Pacote mais discreto
Na quarta-feira, publiquei sobre a intenção do governo de Arroio do Meio de anunciar um pacote de obras para 2024. Após a publicação, agentes do poder público repensaram o movimento programado para o início do último ano de gestão e tudo indica que os anúncios serão mais “discretos”. Em tempo, o Executivo projeta novas escolas, ponte e lotes para moradias populares.
Zanchin será governador
Presidente da assembleia legislativa gaúcha, o deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB) vai assumir o governo do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Ele permanece na função até quarta-feira. A transmissão de cargo é uma tradicional deferência para que o chefe do Parlamento assuma o governo do Estado por um período. Para tal, está agendada uma solenidade no Palácio Piratini, às 10h30min, com a presença de líderes regionais. A transmissão de cargo é uma tradicional deferência para que o chefe do Parlamento assuma o governo do Estado por um período. Durante o período, a deputada Delegada Nadine assume como presidente em exercício do Legislativo estadual.
TIRO CURTO
- Atenção, prefeitos. Não é aconselhável fazer vistas grossas às eventuais pressões sobre servidores terceirizados para que apoiem ou se filiem a determinados partidos. Estancar eventuais problemas como esse é o mínimo que se espera dos gestores sérios e comprometidos com a boa política, sob o risco de certos detalhes – e nomes – virem à tona durante o período pré-eleitoral.
- Isidoro Fornari Neto vai se aposentar do cargo de engenheiro da prefeitura de Lajeado nos próximos dias. Um dos principais líderes do PP segue na vida pública por meio da função de vereador. E também já declarou ser pré-candidato a prefeito ou a vice-prefeito.
- O PSD de Estrela se reúne neste sábado para avaliação, prestação de contas e anúncio de filiados. O partido quer manter dobradinha com o MDB e ampliar o número de parlamentares (hoje são dois). E também precisa debater formas de angariar secretarias.
- Em Encantado, o Corpo de Bombeiros recebeu R$ 30 mil da União dos Vereadores do Brasil (UVB) para a compra de equipamentos. O repasse ocorreu por meio da campanha UVB Solidária.
- O Pro_Move Lajeado é parceiro do South Summit Brazil, que ocorre entre 20 e 22 de março em Porto Alegre, e disponibiliza cupom de desconto de 30% na compra dos ingressos.
- Em Arroio do Meio, há quem diga que o vereador Paulo Backes (PDT) não vai concorrer e, sim, apoiar a candidatura de Juarez Petry, que apoiou o amigo no pleito de 2020.
- Empresários e investidores projetam um paradouro com restaurante, posto de combustível e, possivelmente, um hotel às margens da BR-386, em Fazenda Vilanova.
- Os líderes regionais precisam se atentar ao processo licitatório para construção da Central de Polícia em Lajeado. A concorrência foi suspensa duas vezes. E a obra não é (só) para os lajeadenses.
- Em Teutônia, Mareli Vogel colocou o nome à disposição do PP para concorrer na majoritária. Mas a posição sequer foi avaliada pelos líderes Progressistas. E o partido está a cada dia mais próximo do pré-candidato Renato Altmann (PSD).
- Semana que vem é férias para esse jornalista. Volto no dia 9. Até lá!