A regra de emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) de forma automática e integrada ao pagamento passou a valer para todos os estabelecimentos varejistas do Rio Grande do Sul no dia 1° de janeiro de 2024. A medida foi implementada de forma gradual a partir de abril do ano passado, visa incentivar a conformidade tributária e promover simplificação para empresas e os consumidores.
Na prática, a medida faz com que a impressão do documento fiscal seja feita no momento da compra, junto com o pagamento, de modo que os consumidores não precisam solicitar a emissão do comprovante separadamente. A integração é obrigatória e poderá sujeitar o contribuinte a aplicação de penalidade e apreensão dos equipamentos irregulares.
A medida é mais uma em direção à digitalização das obrigatoriedade ficais, um processo irreversível que visa reduzir a sonegação e dar transparência às relações comerciais, e que ainda tem como bônus a geração de dados que, quando utilizados de maneira correta, auxiliam a gestão das empresas.
Para falar sobre o assunto, o programa recebeu o CEO do Grupo Suprema, Clodoaldo Santos, o professor do curso de Ciências Contábeis da Univates, Bruno de Medeiros Teixeira, e o diretor de Comércio da CDL Lajeado, Nilton Colombo.
Assista ao programa na íntegra