O Hospital São José de Arroio do Meio, administrado pela rede de saúde da Divina Providência, se prepara para retomar a realização de mamografias, após a suspensão dos exames em setembro devido a problemas técnicos em um dos equipamentos. A informação foi confirmada em nota pela assessoria de imprensa da instituição.
Desde a interrupção dos exames, uma alternativa encontrada pelos pacientes do município foi a realização das mamografias na cidade de Encantado, no Hospital Santa Terezinha. Contudo, o deslocamento tem gerado preocupações, sendo debatido recentemente na câmara de vereadores.
Na última sessão, a vereadora Maria Helena Matte (MDB) destacou a importância da saúde e do hospital para a sociedade. Ela sugeriu que o município faça um aporte financeiro ao hospital, possibilitando a retomada dos exames e procedimentos. Helena enfatizou a preocupação com o deslocamento dos pacientes para Encantado.
O presidente da Câmara, Rodrigo Kreutz (MDB), propôs um aporte de R$ 130 mil por parte do município para a aquisição de novos equipamentos, visando facilitar o acesso da população aos exames.
Segundo o secretário da Saúde, Gustavo Kasper, a decisão de suspender os exames foi tomada pela gestão do hospital, levando o município, como alternativa, deslocar os pacientes até Encantado, que é referência para a realização dos exames.
A intenção agora é buscar uma parceria através do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) para viabilizar a retomada das mamografias, embora em menor quantidade, mantendo os atendimentos SUS ainda em Encantado. Atualmente, cerca de 60 exames são realizados. “Estamos tratando isso junto com o hospital. É possível que ainda em janeiro possamos retomar o serviço”, adiantou.