“Ainda sinto esse prazer todo dia, de fechar um negócio. É algo que vem de dentro, de negociar, de vender uma satisfação para o cliente”. A afirmação vem de Francelle Gonzatti Sangalli, 43, proprietário da “Campo & Lavoura, Casa das Máquinas”, um estabelecimento que vai além do que é padrão em agropecuárias da região e que há 37 anos mantém a tradição e a satisfação dos clientes que se dirigem até o local na rua Júlio de Castilhos.
A história da loja inicia em 1986 com os pais de Francelle, Luiz Adão Sangalli e Elisabete Gonzatti Sangalli. O pai já tinha uma agropecuária em Muçum na época. O começo foi difícil, apenas eles dois conduziam o estabelecimento. “Eles contam que sempre que viam as pessoas em frente a loja, torciam para que entrassem para comprar algo. Era muito sofrido para passar o mês”, conta. Atualmente, ele e a irmã Francisca, 37, naturais de Encantado, são quem comandam o empreendimento.
“Eu ingressei no trabalho com 14 anos, minha irmã logo depois. Meu pai sempre me deu muita autonomia, comecei a ser o comprador da loja muito cedo, tinha 16. Anotava as faltas no caderno e ligava para avaliar os preços com os vendedores. O pai nunca me xingou, mas ele me mostrava o caminho, e me instruía quando eu podia melhorar” comenta Sangalli. A partir do momento que os irmãos assumiram o negócio a loja sofreu várias mudanças.
“É uma empresa bem familiar. Incentivo meu filho Gabriel, 7, a seguir esse caminho, quero que ele fique junto conosco. Abrimos as portas e damos a oportunidade, ele já vem na loja e observa, se engrenar nós fizemos nossa parte. Se ele não quiser e for em outra direção, tudo bem, mas temos que tentar”, salienta o primogênito. O estabelecimento conta com 15 colaboradores em diversos setores.
Nos últimos cinco anos, a Campo & Lavoura se consolidou de uma forma que planos de expansão não estão entre as prioridades dos proprietários. “Não projetamos mais grandes crescimentos. Temos um foco diversificado. Oficina mecânica, máquinas e uma variedade no Marketplace e Mercado Livre. Vendemos mais na internet do que na loja”, aponta Sangalli. Segundo o empresário, eles representam algumas marcas em que são os maiores do Estado em vendas. “Um exemplo é as máquinas e ferramentas Makita. Somos líder no RS, Santa Catarina e Paraná”, complementa.
A casa de máquinas vende seus produtos para todos os estados do Brasil, com 50% das vendas se concentrando em São Paulo. Francelle não fez curso superior, mas chegou a abrir uma imobiliária e tentou atuar em outros setores. “Percebi que não era o foco certo e voltei as origens. Não é fácil empreender nesse país”, salienta. Ainda sendo o comprador da Campo & Lavoura, Sangalli entende que a volatilidade do mercado pode afastar alguns.
“Nunca temos certeza do que vai acontecer, mas é interessante arriscar enquanto mantemos os pés no chão e assim acompanhar a evolução das coisas. Tudo muda muito rápido. É preciso correr atrás e calcular bem suas ações. Às vezes são nos pequenos detalhes que conseguimos conquistar algo. Quem olha agora não vê todo trabalho nesses últimos 30 anos para chegar até aqui” enfatiza o empreendedor.