Secretaria orienta sobre emissão do Certificado Internacional de Vacinação

SAÚDE

Secretaria orienta sobre emissão do Certificado Internacional de Vacinação

Antes, o documento utilizado em viagens internacionais, podia ser solicitado presencialmente. Agora, deve ser feito no Portal de Serviços do Governo Federal

Secretaria orienta sobre emissão do Certificado Internacional de Vacinação
Foto: divulgação
Lajeado

A Secretaria de Saúde de Lajeado, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, orienta sobre as mudanças na emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Antes, o certificado utilizado em viagens internacionais podia ser solicitado na secretaria. Agora, o certificado deve ser solicitado pelo viajante no Portal de Serviços do Governo Federal.

Conforme orientações da Vigilância Epidemiológica, é de responsabilidade do viajante verificar se o país de destino exige o CIVP e se atentar para os prazos de solicitação, emissão e orientações que antecedem a viagem.

Os registros da vacina contra a Febre Amarela, aplicadas a partir de 11 de julho de 2023, gerarão automaticamente o CIVP no ConecteSUS (aplicativo do Governo Federal que prevê a informatização e integração dos dados de saúde dos cidadãos). Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, ainda não existe um prazo determinado para isso, pois a migração de dados ocorre de forma gradativa.

Em caso de viagens que demandem brevidade, o usuário deve solicitar o CIVP diretamente no Portal do Governo Federal, por meio do canal do CIVP. Veja as orientações no site da prefeitura de Lajaedo

Conforme Juliana, as salas de vacinas do município não fornecem o certificado, pois é de inteira responsabilidade do usuário providenciar, quando necessário, por meio do site do governo federal.

Acompanhe
nossas
redes sociais