Prédio atingido por explosão pode desabar, afirmam bombeiros

PORTO ALEGRE

Prédio atingido por explosão pode desabar, afirmam bombeiros

Perícia na manhã desta quinta-feira avaliou risco de colapso da estrutura e causa. Suspeita-se de vazamento de gás

Prédio atingido por explosão pode desabar, afirmam bombeiros
Foto: arquivo pessoal de morador
Porto Alegre

Uma explosão em edifício residencial no condomínio do bairro Rubem Berta, no início da madrugada desta quinta-feira, 4, coloca-o em perigo de desabamento. A avaliação é do Corpo de Bombeiros em conjunto com o Instituto-Geral de Perícias.

Acredita-se que o incidente tenha sido desencadeado por um vazamento de gás, resultando em pelo menos oito feridos, dois dos quais em estado grave. Dois residentes, cujas identidades não foram divulgadas, encontram-se na UTI do Hospital Cristo Redentor, com queimaduras pelo corpo, enquanto um bombeiro está sob observação no Hospital de Pronto-Socorro devido a queimaduras faciais.

Além do perigo iminente de desabamento, a perícia busca determinar se a origem do problema está na tubulação de gás que perpassa o edifício ou se há alguma falha no próprio apartamento onde a explosão ocorreu.

As torres adjuntas àquela em risco de desabamento, bem como a torre situada atrás, permanecerão interditadas por no mínimo 24 horas, mesmo que não apresentem risco imediato de desabamento. Ainda existem áreas perigosas nessas estruturas. Nas demais torres, os moradores estão gradualmente retornando.

Após o incidente, o condomínio, com aproximadamente 200 moradores, foi evacuado. A explosão ocorreu entre as torres 10 e 11, sendo a Torre 10 a mais afetada e sujeita a desabamento. O conjunto habitacional é composto por 22 torres, conforme relatado pelos moradores.

Não há previsão para a liberação dos demais apartamentos. Cerca de 20 pessoas estão sendo assistidas pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e devem ser encaminhadas a abrigos.

Acompanhe
nossas
redes sociais