Não houve inauguração, mas o acendimento das luzes marcou a entrega e conclusão do pórtico no acesso da cidade de Arroio do Meio. A estrutura localizada às margens do trevo da ERS-130 nas confluências das ruas Dr. João Carlos Machado e Gustavo Wienandts chamam atenção, com seus 12 metros de altura.
Já a estrutura metálica suspensa, sobre as pistas tem 11,5 metros de comprimento. A obra foi iniciada em agosto de 2022 e contou com um investimento de R$ 700 mil, a maior parte dos recursos foi aportada pelo Governo do Estado, por meio do Programa Avançar no Turismo.
A empresa responsável pela execução foi a Sieg Engenharia e Construções de Teutônia, vencedora do processo licitatório. Segundo o secretário do Planejamento, Carlos Rafael Black, a obra tem chamado atenção por três aspectos: o desenho, a altura e a iluminação.
O pilar revestido em pedras de areia é uma réplica do pila central da Ponte de Ferro, e a estrutura metálica em vão livre simboliza as curvas do Rio Taquari e arroios. Os numerais representam o início da colonização e a emancipação de Arroio do Meio. “Nada foi inventado. São registros históricos”.
Quanto à iluminação em LED em tonalidade verde, representa a bandeira do município.
Detalhes da estrutura
- Pilar
– 11,5 metros de altura
– Utilizados 9 toneladas de aço
– 82m³ de concreto - Estrutura Metálica
– 11 metros
– 7,6 toneladas de aço em vão livre