Nova via busca desafogar trânsito da Benjamin

LAJEADO

Nova via busca desafogar trânsito da Benjamin

Município é contemplado com recurso a fundo perdido da Caixa e pretende construir ligação alternativa entre o Montanha e o Florestal. Próximo passo é a execução de projeto

Nova via busca desafogar trânsito da Benjamin
Novo trajeto passará pela ERS-130 e ficará alguns metros após a Benjamin
Lajeado

Considerada um dos principais gargalos da mobilidade urbana do município, com sucessivos congestionamentos na avenida Benjamin Constant, a ligação entre os bairros Montanha e Florestal via ganhar uma rota alternativa. O novo trajeto deve ser construído com recursos da União, por meio de uma sobra da Caixa Econômica Federal.

O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Caumo no último dia de 2023, em sua rede social, após receber o aval da Caixa. O recurso a fundo perdido, é de R$ 10 milhões, e permitirá obras de macrodrenagem e a abertura da nova via.

Pela projeção do município, o traçado da via alternativa deve conectar a rua Irmando Weissheimer até a avenida dos 15, passando nos fundos da empresa Ferros Castro. A interligação também prevê um viaduto sobre a ERS-130, semelhante ao que está em construção nas proximidades do entroncamento com a Carlos Spohr Filho.

“O primeiro passo era a elaboração de um pré-projeto que levamos para a Caixa. E conseguimos habilitá-lo. Então, o recurso está garantido. Agora, temos que trabalhar no projeto da construção dessa via alternativa”, explica Caumo, que destaca a rápida aprovação por parte da instituição financeira.

Conforme Caumo, o município têm buscado criar alternativas aos problemas de mobilidade em Lajeado. “Há vários pontos da cidade onde existe a necessidade de intervenções. Ainda tem mais coisas por vir. Este é mais um projeto com esse viés”, frisa.

Saída pertinente

Presidente da Associação de Moradores do Bairro Florestal, Sadi Marques esteve no gabinete do prefeito semana passada, em uma das discussões sobre o projeto. Para ele, a obra tem potencial para solucionar “90% do problema de fluxo”, além de valorizar o entorno do bairro.

“A ideia é muito boa e é uma obra barata. Vai fazer com que o fluxo não precise passar pela Benjamin, que hoje já está saturada. Ganha o comércio e os moradores. É uma baita jogada”, afirma Marques, que também aproveitou a conversa com Caumo para apresentar outras ideias. “Por que não tirar os ônibus intermunicipais da Benjamin? São alternativas”.

Outras soluções

Não é de hoje que o município busca minimizar o problema existente na Benjamin Constant. Entre 2020 e 2022, foi executado o alargamento do viaduto sobre a ERS-130. A obra, que sofreu uma série de atrasos no cronograma inicial, foi viabilizada com recursos do Programa Avançar Cidades, do governo federal.

As duas novas faixas de trânsito no viaduto proporcionam uma melhor fluidez no trecho. No entanto, não eliminou a lentidão existente no local em horários de pico, sobretudo em direção ao Centro (de manhã) e no sentido inverso (no fim da tarde).

Também com o propósito de facilitar os deslocamentos pela Benjamin, o governo prepara a construção de quatro rotatórias na avenida, além da eliminação de dois semáforos. As obras já foram licitadas e serão executadas este ano. Por fim, um projeto protocolado na câmara busca possibilitar o alargamento da via, por meio da transferência do direito de construir.

Investimentos no Florestal

Em julho, A Hora noticiou a necessidade de um “repensar” sobre o Florestal, em virtude de uma série de investimentos previstos ao bairro. A reportagem foi publicada poucos dias após o Grupo Passarela anunciar a construção de um atacarejo no antigo estádio do Lajeadense, fechado há mais de uma década.

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