A exemplo do que ocorreu em 2022, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) contínua com o maior número de presidentes entre os 39 Legislativos do Vale do Taquari. O partido comanda 12 cidades, uma a menos que no início do ano passado.
Em 2024, o MDB está representado na presidência em: Arroio do Meio, Colinas, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Estrela, Ilópolis, Imigrante, Muçum, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Sério e Tabaí.
Após 10 eleitos em 2023, o PP elegeu sete presidentes: Anta Gorda, Fazenda Vilanova, Lajeado, Progresso, Relvado, Nova Bréscia e Vespasiano Corrêa. O PSDB está representado em Arvorezinha, Capitão, Cruzeiro do Sul, Encantado e Mato Leitão.
O número de mulheres caiu de 11, em 2022, para nove líderes no Legislativo em 2024. Terão o público feminino à frente de suas câmaras: Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Encantado, Fazenda Vilanova, Ilópolis, Imigrante, Roca Sales, Relvado e Venâncio Aires. Nas eleições municipais de 2020, 69 mulheres foram eleitas na região para exercer mandatos nas câmaras de vereadores.
Futuro indefinido
Os demais partidos somam 16 presidentes, com destaque para o União Brasil que lidera o Legislativo em três municípios. A curiosidade é com relação aos eleitos pelo PTB, que devido ao fim da sigla podem optar por encerrar o mandato sem ligação com outro partido ou vincular-se a outra agremiação. É o caso dos presidentes de Travesseiro, Airton da Costa e de Pouso Novo, Valmir Bianchini.
Presidentes por partidos
- MDB – 12
- PP – 7
- PSDB – 5
- PDT – 4
- PL – 2
- Eleitos pelo PTB – 2
- PSD – 2
- União Brasil – 3
- Republicanos – 1
- PT – 1
Sem alterações
Boqueirão do Leão – Sílvio Conte – PT
Dois Lajeados – José Henrique Capitânio – União Brasil
Pouso Novo – Valmir Bianchini – PTB
Tabaí – Mauro Vargas – MDB
Nos municípios do Vale