Como reconhecer pelas coisas boas que existem na vida?

Opinião

Fernando Röhsig

Fernando Röhsig

Consultor empresarial

Como reconhecer pelas coisas boas que existem na vida?

A palavra gratidão expressa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida – e ser grato é reconhecer também aquilo que não enxergamos. Quando o ano de 2023 terminar estarei encerrando um importante ciclo iniciado há oito anos em organizações associativas da Região Sul. Foram horas e horas de trabalho voluntário, conexões, amizades e, sobretudo, estratégias estudadas, aprovadas e executadas dentro da cultura de cada instituição.

Na Associação Industrial e Comercial de Lajeado (ACIL – https://acilajeado.org.br/) tive a oportunidade de contribuir com a revisão da cultura da entidade, que completava 100 anos em 2021, trazendo, a partir do propósito, a inovação como um valor que permite quebrar paradigmas e desenvolver atividades que agreguem valor.

Participar do Clube Esportivo Lajeadense (CEL – https://www.celajeadense.com.br/home) foi estratégico. Em 2019, integrei o grupo que revisou o estatuto da entidade e resultou na elaboração de um modelo de governança corporativa que permite ao clube estar organizado na gestão como se fosse uma empresa cujo foco é o futebol profissional. A primeira gestão encerrou em 2023 e conseguiu eleger os sucessores para mais três anos de mandato. O protagonismo está cada vez mais perto, tanto fora quanto dentro das quatro linhas.

Atuar como presidente do Clube Tiro e Caça na Gestão 2022-2023 (CTC – https://ctclajeado.com.br/) permitiu trabalhar, de forma também voluntária, para uma população de sócios que mais que dobrou na última década, saindo de 4.000 para 9.000 sócios. Numa cultura centenária, nos orientamos por proporcionar bem-estar às pessoas. A adesão do clube aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU terá continuidade nas próximas gestões e será estratégico para o futuro de todas as famílias que buscam no CTC uma conexão com a natureza.

No Instituto Brasileiro de Governança Corporativo (IBGC Capítulo Sul – https://www.ibgc.org.br/) conseguimos ao longo de 2023 resgatar a importância do cooperativismo para a entidade. Também aproximamos o Capítulo Sul do IBGC ao interior do estado, levando temas sobre governança corporativa para empresas familiares em uma parceria estratégica com a ACIL. Foram movimentos planejados e executados com maestria pelos voluntários convidados.

Atuando no Conselho Fiscal da Junior Achievement RS (JARS – https://jars.org.br/) desde 2018, trouxemos robustez à performance econômica e financeira da entidade. No aspecto social formamos na região do Vale do Taquari mais de 4.000 estudantes com o Projeto Empreendedores do Amanhã em uma ação de voluntariado executada dentro das escolas públicas em parceria com a ACIL.

Ao longo dos últimos quatro anos, também presidi o Conselho de Administração da Paróquia Santo Inácio de Loyola (https://www.mitrascs.com.br/). Foi um período de dificuldades em razão da pandemia, quando tivemos que fechar a igreja para celebrações, fazer missas de forma virtual e concretizar eventos em formato drive-thru para ajudar a manter a comunidade – e, em 2021, ainda celebramos os 140 anos da entidade religiosa. Manter a sustentabilidade de 16 comunidades com 6.359 dizimistas foi uma tarefa que exigiu muita fé!

Participar da condução de entidades, seja como integrante ou como a principal liderança, exige que a gente dê o primeiro passo em direção a um propósito maior. Mas, em troca, se alcança aprendizados valiosos e uma experiência única de vida em comunidade. Aos meus familiares e a cada pessoa que atuou como voluntária em uma destas instituições, e também àqueles que eu eventualmente não tive a oportunidade de enxergar neste percurso, quero deixar apenas uma palavra neste momento: gratidão!

“Qualquer organização que não cultivar a mentalidade prospectiva e continuar a fazer o que lhe garantiu o sucesso no passado estará condenada ao fracasso”.

Peter Ferdinand Drucker, escritor, professor e consultor considerado uma referência da administração moderna.

Acompanhe
nossas
redes sociais