No entorno do Parque da Usina de Putinga – espaço que preserva máquinas centenárias – está uma das quedas de água mais belas do Vale do Taquari. A Cascata da Antiga Usina, com um salto de aproximadamente 70 metros, é destino ideal aos aventureiros.
O grande diferencial desse ponto turístico ecológico é ter uma trilha sobre a tubulação gigante desativada. São cerca de 800 metros caminhando sobre os grandes tubos de concreto circundando paredões na encosta dos morros de Santa Lúcia.
A caminhada começa em uma granja de aves. Importante pedir autorização para acessar a propriedade. O destino final é um mirante de frente ao salto d’água.
Também é possível acessar os pés da cachoeira numa trilha de aproximadamente três quilômetros (ida e volta). O trilheiro precisa passar dentro do riacho, na mata fechada e sobre um terreno com grandes pedras.
Vista de baixo, a cascata é simplesmente deslumbrante com a cortina branca formada pela corredeira rolando sobre o paredão.
Tem vários pontos ideais para tirar fotos. Para quem quer se refrescar, rola um mergulho no poço. Só preciso responsabilidade, pois a profundidade é incerta e não tem nenhum salva vidas no local.
Se for visitar a Cascata da Antiga Usina, aproveita para conhecer o Parque da Usina, um espaço que mantém viva a história dessa importante geradora de energia no passado. Próximo também está a Lagoa da Barragem Santa Lúcia.
Iluminação especial no Cristo Protetor
O Cristo Protetor de Encantado ganhou iluminação especial no fim de ano com direito a coração vermelho. O 365 vezes no vale acompanhou o entardecer na quarta-feira e a fusão das cores da gigantesca estátua com o pôr do sol.
Repost do leitor
Foto antiga do projeto Cachueirando na Cascata Santa Rita, de Estrela. O destino natural é um dos mais famosos no veraneio de Estrela. Vale a dica de sempre tomar cuidado se for entrar na água, pois o local também pode ser muito perigoso.
Use a #365_vezes_no_vale e compartilhe as belezas da região conosco!