Para quem não conhece, o que é a astrologia?
Geralmente quando falamos em astrologia, as pessoas relacionam direto com o signo solar. Mas, na verdade, nós temos um pouco dos doze signos. O papel de uma astróloga é identificar o mapa astral individual, que mostra onde estava cada um dos astros no momento do nascimento da pessoa. O mapa é uma espécie de GPS que nos guia na vida. Eu não acredito em verdades absolutas, enxergo a astrologia como um ato de autoconhecimento, para saber quais são nossas maiores habilidades e quais as dificuldades.
Como você lida com os céticos?
Vejo que as pessoas têm mudado e se aberto mais para a área. A psicologia diz que, na mesma proporção que algo se torna mais conhecido e mais pessoas começam a acreditar, cresce também o lado que não acredita. Cerca de 90% dos meus atendimentos são mulheres, mas isso tem mudado. Escuto muito a frase ‘Leio sobre meu signo e não faz sentido’. E é verdade, muitas coisas não fecham porque o signo solar é uma parte muito pequena do nosso mapa e não é possível nos descrever na nossa complexidade. Além disso, eu também acredito em livre arbítrio. Acho que a astrologia vem muito para aconselhar, mas a gente continua tendo liberdade para escolher o que queremos para a nossa vida. Do contrário, se acharmos que os astros definem completamente nosso destino, estaremos terceirizando a nossa vida.
E a aromaterapia?
Foi no início de 2021 que conheci a aromaterapia, por meio de óleos essenciais, que são extratos de plantas. A gente diz que uma gota são quilos de planta. Comecei para cuidar de mim, em questões físicas e espirituais. Acabou fazendo sentido. É uma opção para cuidar da saúde de forma integrativa. A aromaterapia é inclusive reconhecida pelo SUS. É uma reconexão com elementos naturais, que nossos avós já tinham muito.
Quais as previsões para 2024?
Muitos não sabem, mas, energeticamente, a gente só começa o ano em 20 de março, quando o sol entra em Áries. Até esse dia, nós temos inspirações do que será. 2024 vai ser o ano da colheita. É um ano regido por Saturno, que traz muito da conexão com o campo material. Ele é o último planeta que vemos a olho nu, por isso representa uma barreira entre o campo material e imaterial. Na mitologia, ele é representado por Cronos, deus do tempo. Por isso, anos de Saturno são anos de colheita, quando aquilo que plantamos ao longo do tempo, colhemos. É ano de crescimento econômico e material, de novos negócios sendo abertos, precisamos estar atentos para as oportunidades desse ano. Saturno fala de foco, disciplina e determinação. Se plantar isso, vai colher isso.
E na virada do ano?
Cada cor emite uma frequência. Azul é uma cor bem ligada a 2024, porque é a cor da sodalita, a pedra do próximo ano. O azul ajuda também a trabalhar a ansiedade. Fala de tranquilidade, amizade, credibilidade e profissionalismo.
Como foi o ano de 2023?
Em 2023, tivemos a regência da Lua. É muito interessante analisar, porque são nos anos regidos pela Lua em que temos maior presença de água. Então são anos de mais chuva e com maior tendência a eventos climáticos, como as enchentes, por exemplo. Além disso, 2023 foi um ano para escutarmos o nosso interior. Uma dica para este momento é parar e escrever o que sente e o que quer daqui para frente, isso ajuda o processo.