A Defesa Civil e a escola

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A Defesa Civil e a escola

O programa Defesa Civil na Escola já completou 10 anos em Blumenau. Lançado em março de 2013, o movimento iniciou as atividades como projeto-piloto em duas unidades educacionais e, desde então, quase seis mil alunos de 81 unidades foram contempladas e positivamente impactadas pelos ensinamentos direcionados à prevenção de desastres. O propósito da ação é formar agentes multiplicadores e enraizar a cultura e o conhecimento necessários à mitigação dos inevitáveis riscos gerados pelos fenômenos climáticos, especialmente. E funciona. De fato, funciona. Diante disso, é um modelo necessário – e aplicável – ao Vale do Taquari para a construção de uma sociedade ainda mais resiliente e capacitada para antecipar, resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se dos efeitos das enchentes, enxurradas e deslizamentos de terra de maneira oportuna e eficaz.

Republicanos em Santa Clara do Sul

A eleição em Santa Clara do Sul deve contar com uma novidade. Por lá, agentes ligados à política e ao setor empresarial estruturaram a criação do Partido Republicanos no município. À frente da Associação Comercial e Industrial de Santa Clara do Sul (ACISC), Estevão Heisler deve ser o presidente da nova sigla, que vai buscar cadeiras no Poder Legislativo. Tudo indica que estarão ao lado do MDB no pleito municipal de outubro. E com protagonismo.

Mais uma extraordinária

A câmara de vereadores de Lajeado deve realizar uma segunda sessão extraordinária durante o recesso parlamentar para votar o projeto de reajuste do funcionalismo público. O índice ainda está sob estudo na Secretaria da Fazenda, mas deve ser divulgado nas próximas horas, e deve ficar entre 3 e 5%. A decisão deve ocorrer somente após o dia 10 de janeiro.

As rusgas e o futuro

A disputa interna entre os Progressistas Lorival Silveira e Heitor Hoppe pela presidência da câmara de Lajeado vai deixar uma “ferida aberta” na relação dos colegas. Hoppe, que perdeu a queda de braço, não escondeu a mágoa com a decisão do partido. Ele sequer participou da festa de confraternização do Legislativo, realizada logo após a sessão extraordinária dessa terça-feira. E também externou a rusga em entrevista ao Frente e Verso, ontem. Mas vamos combinar. Isso passa!

Paulo Tóri na CRE

Em 2020, o ex-vereador Paulo Tóri (MDB) abriu mão de concorrer a uma nova vaga na câmara para embarcar em uma dobradinha com a candidata a prefeita, Márcia Scherer (MDB). Após a derrota, ele ficou um pouco distante da política pública, e hoje atua no setor de Recursos Humanos da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), cuja sede fica em Estrela. Mas ele quer voltar ao cenário político em 2024. E já confirma que será candidato ao parlamento lajeadense.

Competição parlamentar

A câmara de vereadores de Lajeado costuma divulgar as estatísticas do ano ao fim de cada exercício. E, conforme os dados de 2023, os destaques em termos de quantidade foram os vereadores Jones Vavá, Ana da Apama e Marcos Schefer, todos do MDB. Vavá foi quem mais apresentou proposições. Foram sete projetos de lei, 236 requerimentos e 654 indicações, totalizando 897. Schefer, entre PL´s, requerimentos e indicações, totalizou 522. Ana se destacou com a apresentação de PL´s. Ela protocolou 62. E só 15 foram aprovados em plenário.

TIRO CURTO

  • Na câmara de Lajeado, ao menos dois importantes projetos ficam para 2024. Além da proposta de criação de uma Guarda Municipal Civil Armada, os vereadores também deixaram para o próximo ano a análise e possível votação da proposta do Plano de Mobilidade Urbana do município.
  • PP, PSDB, MDB e PDT presidem as principais câmaras de vereadores do Vale do Taquari (Lajeado, Encantado, Estrela, Arroio do Meio, Teutônia e Taquari). Com um detalhe, em Teutônia o novo presidente Jorge Hagemann deve trocar o PDT pelo PSD.
  • Sandra Vian (PSDB) venceu a disputa com Marino Deves (PP) pela presidência da câmara de Encantado. Com isso, o atual prefeito Jonas Calvi (PSDB) deve ter maior tranquilidade durante o conturbado ano eleitoral. E isso sempre é uma vantagem e tanto para quem concorre à reeleição.
  • Em Encantado, muitos agentes políticos apostam na troca de partido por parte do vereador Marino Deves (PP). E há quem diga que ele já recebeu convite oficial do MDB. Entretanto, é bom lembrar que Marino também é Secretário de Saúde de Nova Bréscia, um município governado pelo PP.
  • A construção e/ou compra de uma sede própria à câmara de Lajeado não está na pauta do novo presidente Lorival Silveira (PP). Ou seja, eventuais novidades só a partir da próxima legislatura.
  • O prefeito Danilo Bruxel (PP) afirmou diversas vezes que não pretendia concorrer à reeleição em Arroio do Meio. Mas ele é o pré-candidato do PP e vai enfrentar o ex-prefeito Sidney Eckert (MDB) em outubro de 2024.
  • Já em Teutônia, o ex-prefeito Renato Altmann (PSD) já trabalha de forma intensa na pré-candidatura ao Executivo. Enquanto isso, Celso Forneck (PDT) precisa se concentrar na administração municipal e lidar com crises internas no governo e no próprio PDT, e Jonatan Brönstrup (PSDB) segue bastante atuante na Casa Civil do governo estadual, em Porto Alegre.

Acompanhe
nossas
redes sociais