No encontro programado para ser o último do ano, os vereadores de Lajeado elegem a mesa diretora para 2024 nesta terça-feira, 26. A reunião ocorre a partir das 17h, exclusivamente para votação, sem a análise de projetos.
O próximo presidente sucede Paula Thomas (PSDB). Pelo acordo entre os partidos de Governo (PP e PSDB) será a vez dos Progressistas indicarem o seu representante. Manifestaram interesse na candidatura Lorival Silveira e Heitor Hoppe, ambos do PP.
Ao mesmo tempo em que aguarda a definição dos governistas, vereadores do MDB, PT e Márcio Dal Cin (PSDB), mas que tem postura crítica ao Governo, articulam uma outra chapa para concorrer ao comando da câmara.
LEIA TAMBÉM: Região tem 23 câmaras com presidente definido para 2024
Por mais que as eleições ocorram somente em outubro de 2024, o próximo presidente terá, entre suas atribuições, manter calmos os ânimos que devem se acirrar em função da disputa pelas cadeiras no Legislativo e no governo municipal.
Antes da votação da próxima mesa diretora, ocorre uma sessão extraordinária a partir das 16h30min para análise de projetos encaminhados pelo Executivo. Entre eles, alterações na Lei Orçamentária Anual (LOA) para adequar emendas feitas pelos vereadores.