O verão começa de forma oficial nesta sexta-feira, 22, mas os veranistas já se movimentam para passar as férias no litoral. Com o grande deslocamento de pessoas para as praias gaúchas, o período dá início à Operação Verão, com maior número de guarda-vidas e policiais nos balneários. Do Vale do Taquari, são pelo menos 15 bombeiros enviados ao litoral, três de Encantado, três de Estrela e nove de Lajeado.
Entre eles, Alisson Marlon Wessel, que atua como guarda-vidas no litoral norte do estado, em Imbé. Ele conta que a preparação para o verão ocorre durante todo o ano, com treinamentos nas piscinas da Univates. Ainda destaca que todo bombeiro ou policial militar precisa passar por provas.
Para Wessel, a preparação física ocorreu durante o inverno nas piscinas. “Chegando o verão, a gente vai, então, fazer treinamentos no Rio Taquari e lagoas próximas da nossa região”.
O lajeadense participa da operação há sete anos. Ele conta que escolheu ser guarda-vidas por ter crescido nas proximidades do rio. “Desde os meus nove, dez anos, eu já estava nadando no Rio Taquari”. Quando Wessel se formou como bombeiro, um dos objetivos era ser guarda-vidas.
Nesta operação, ele foi ao litoral no dia 15, e fica na praia até 3 de março. “Depois desse período, existe a baixa temporada, que é mais ou menos 30 dias. Mas eu não permaneço”.
Sobre a Operação Verão
A operação Verão iniciou no dia 15. Ao todo, são mais de mil guarda-vidas, entre militares e civis temporários, atuando nos litorais norte e sul, e nos balneários de águas internas.
O Corpo de Bombeiros Militar destaca a importância dos veranistas procurarem locais de atuação desses profissionais para tomar banho. São mais de 200 guaritas ativas em todo o Estado, e algumas aguardam laudo de balneabilidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para serem liberadas para banho. No Vale do Taquari, até o momento, há guaritas ativas em Rio Pardo, Vale Verde e Cachoeira do Sul.
Municípios assistidos
Além do policiamento geral a pé, motorizado, com bicicletas e montado, as ações de reforço da segurança nas praias e balneários de água doce contarão com as atividades especializadas da corporação: Comandos Ambiental, Rodoviário e de Choque e os batalhões de Aviação (BAv) e de Operações Especializadas (Bope).
O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPOVT) destaca que o policiamento na região será suprido com horas extras. Também é percebido uma diminuição de ocorrências nesta época do ano, pela ida da população para as praias. Os 37 municípios de abrangência do comando permanecem com policiamento. O mesmo ocorre para as demandas do Corpo de Bombeiros.