A instalação da fachada, pintura e últimos ajustes internos chama atenção das pessoas que circulam pela rua Júlio May, nas imediações da antiga praça Mário Lampert, onde está em fase final a construção da nova agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), em Lajeado. A previsão da superintendência é que a nova unidade seja inaugurada em janeiro.
A construção é subsidiada pelo Hospital Bruno Born (HBB), em forma de contrapartida para incorporar a atual sede do órgão federal, na Avenida Benjamin Constant. São 1,4 mil metros quadrados de estrutura para atender a comunidade lajeadense e regional nos serviços que envolvem a previdência. São 15 profissionais vinculados ao INSS em Lajeado.
Na sessão da câmara de vereadores desta terça-feira, 19, o vereador Isidoro Fornari Neto apresentou um vídeo da estrutura e comemorou o andamento das obras e a possibilidade de inauguração para o início de 2024. “Maior qualidade do serviço e segurança para as pessoas e profissionais que lá trabalham”, complementa. São 15 servidores vinculados à unidade lajeadense entre atendentes, perito, equipe administrativa e demais serviços.
Ampliação do hospital
A saída do INSS de uma das principais avenidas do Centro de Lajeado ocorre em função do prédio de 2,4 mil metros quadrados ter ficado ocioso. Como o Hospital Bruno Born (HBB) fica ao lado, a direção da unidade de saúde assumiu o compromisso de construir uma nova sede para abrigar a previdência e se responsabiliza pelo prédio atual.
O HBB ainda não anunciou de que forma pretende ocupar o prédio que fica no entroncamento da Benjamin Constant com a rua Saldanha Marinho.