Comportas de barragem são abertas e rio Taquari baixa cerca de 2,5m

IMAGENS

Comportas de barragem são abertas e rio Taquari baixa cerca de 2,5m

Municípios vão avaliar danos causados no leito nas enchentes de setembro e novembro. Rampas de marinas serão reconstruídas, incluindo o Porto dos Bruder

Comportas de barragem são abertas e rio Taquari baixa cerca de 2,5m
Foto: Felipe Netizke
oktober-2024

As comportas da barragem Eclusa foram abertas na tarde de quarta-feira, 20. Com isso, o nível do Rio Taquari deve baixar cerca de 2,5m, o que permite avaliação detalhada dos estragos causados pelas enchentes de setembro e novembro de 2023.

Na manhã desta quinta, 21, com uso de drone, já era possível ter um panorama da situação (veja mais fotos abaixo do player). O nível normal do Taquari é de 13m. Com a baixa, deve chegar a 10,5m.

O pedido partiu do governo de Lajeado. Segundo o prefeito Marcelo Caumo, além de verificar como o leito do rio foi modificado obras para reparar estragos em marinas devem ser executadas. O trabalho inclui o Porto dos Bruder e possíveis estragos às margens da orla.

CLIQUE AQUI E ASSISTA A VÍDEO

Segundo o gestor, a calçada construída à beira do manancial não apresentou estragos significativos e a obra inclusive serviu como mecanismo de sustentação do barranco. A estrutura tem 400 metros prontos. Outros 800m estão em obras. Falta camada de concreto para conclusão.

Assista a entrevista com o prefeito no Frente e Verso 

Foto: Felipe Netizke

Foto: Felipe Netizke

Nota do Dnit

Informamos que, por solicitação das marinas, prefeitura de Lajeado, CORSAN e empresas localizadas a montante, iremos realizar a redução da cota de montante da barragem de Bom Retiro do Sul dos atuais 13m (cota normal) para 11m (redução de 2m NA BARRAGEM), de forma viabilizar manutenções em rampas de acesso ao rio, captação de água, cais de atracação e demais estruturas relacionadas ao rio que ficarão expostas. A redução será lenta e gradual, e iniciará as 19h do dia 20/12/2023 e concluirá as 7h do dia 21/12/2023, de forma que na manhã da quinta-feira já haja condições para a realização dos serviços. Esta condição será mantida até as 17h do sábado, dia 23/12/2023, em que fecharemos as comportas e, também de forma lenta e gradual, o rio recuperará a cota normal de operação (13m).

Dado que as comportas dos vãos moveis da barragem serão abertas neste processo, como consequência haverá elevação da cota de jusante. Não temos como indicar o quanto subirá, que cota atingirá, tampouco o quanto permanecerá, visto que depende de diversos fatores que fogem de nossa ingerência, como velocidade do rio (vazão), sentido e intensidade dos ventos, represamento provocado pelo Rio Jacuí dentre outros fatores. A única certeza é que haverá uma elevação.

É importante destacar também que, da mesma forma, não temos como indicar, muito menos garantir, a cota que o rio atingirá em cada ponto a montante (Lajeado, Estrela, captações da CORSAN, etc.), visto que também depende de fatores que fogem de nosso controle. Assim sendo, o acompanhamento do nível do rio em cada ponto onde os serviços serão realizados será do responsável pelas frentes dos serviços e pontos de monitoramento. A cota a montante NA BARRAGEM será mantida em 11m, podendo oscilar cerca de 10cm para mais ou para menos.

Reiteramos que a recuperação do rio a cota normal também foge de nossa ingerência, e ocorrerá à medida que água escoe da bacia hidrográfica Taquari-Antas até sua confluência (saída da bacia), no Rio Taquari.

Acompanhe
nossas
redes sociais