A visita até a cidade de Blumenau, uma das referências nacionais quando o assunto é prevenção às enchentes e deslizamentos de terra, precisa ser mais um marco para implementarmos uma mudança cultural brusca em todo o Vale do Taquari.
As ações e projetos da cidade catarinense para mitigar os efeitos causados pelos fenômenos climáticos por vezes são complexos, sim. E custosos. Muito custosos. Mas determinados movimentos podem ser implantados em curtíssimo prazo pelos municípios da nossa região.
A Sala 199, composta por voluntários capacitados para orientar moradores de áreas alagáveis em tempos de crise, é um exemplo. Assim como os projetos Defesa Civil na Escola e Agente Mirim da Defesa Civil (DC), ambos orientados às crianças e adolescentes.
E também já temos expertise e recursos suficientes para copiarmos os chamados Nudecs (Núcleos de DC), formados por grupos comunitários e organizados para desenvolver um trabalho permanente de orientação nas comunidades de maior vulnerabilidade e suscetibilidade aos desastres naturais.
Em resumo, cada núcleo é responsável por determinado bairro ou localidade e é formado por voluntários que, em sua maioria, residem próximos às áreas de risco. O Nudec busca encorajar a participação da comunidade em ações de prevenção, e funciona como um elo de comunicação e cooperação entre a população e os 44 servidores da Secretaria de Defesa Civil (dos quais 30 são concursados).
Para garantir efetividade, o governo municipal realiza constantes treinamentos e capacitações com os voluntários. Eles recebem orientação sobre temas ligados à segurança municipal.
Entre esses, “noções básicas de Defesa Civil”, “análise e avaliação de risco a movimentos gravitacionais de massa”, “oficina de Primeiros Socorros e prevenção a acidentes domésticos”, “monitoramento comunitário de Áreas de Risco de Deslizamentos”, “Plano de Contingência Familiar”, e, claro, o manuseio do portal AlertaBlu, que concentra as principais informações sobre o leito do Rio Itajaí Açu também sobre eventuais alterações no solo da cidade.