Uma das empresas mais tradicionais de Venâncio Aires, a Metalúrgica Venâncio ingressou com pedido de recuperação judicial. Segundo a companhia, o pedido é necessário, principalmente, pela retração econômica agravada durante a pandemia da Covid-19 com o aumento no custo da matéria-prima.
Em outubro, o grupo buscou negociações com as principais instituições financeiras, seus maiores credores, mas não foi possível chegar em um acordo coletivo. Posterior a isso, algumas ajuizaram ações contra a empresa. Ainda de acordo com a empresa, a medida foi tomada em um momento difícil, mas necessário para a reestruturação do Grupo Venâncio, que tem a Metalúrgica Venâncio como seu maior empreendimento.
“Sabemos que a Recuperação Judicial exige um sacrifício de todos, contudo, assumimos o compromisso de trabalhar com muita seriedade e honestidade, buscando a superação da situação de crise econômico-financeira de nossa empresa, a fim de manter sua preservação, a manutenção dos empregos e à atenção aos interesses dos credores”, informa a empresa no comunicado.
O Grupo Venâncio, atualmente, conta com cerca de mil funcionários. O parque fabril possui 110 mil metros quadrados, em área construída de 27 mil metros quadrados, de onde são produzidos, em média, mais de 200 mil produtos ao ano. Além disso, a fundição do grupo tem capacidade de produção de 400 toneladas por mês. A empresa foi fundada em 06 de fevereiro de 1991.