Problemas em obras na Rua Alberto Torres geraram uma cratera e transtornos aos moradores do Bairro Hidráulica nos últimos meses. Com duas recentes enxurradas em uma semana, o local registrou acúmulo de água e lodo, além de pedras soltas que dificultavam a passagem de veículos e pedestres.
O trecho com problemas fica em um local bastante íngreme entre a Rua Lothar Felipe Christ, no Hidráulica, e a Avenida Décio Martins Costa, conhecida como “Valão”. Ontem, equipes da Prefeitura de Lajeado trabalhavam no reparo do asfalto, e a promessa é de que o problema seja solucionado ainda nesta semana.
Moradores e trabalhadores no local afirmam que o problema surgiu durante a enchente de setembro e, desde então, tem atormentado quem vive por lá. “Eu comecei a trabalhar aqui no prédio em agosto, pouco antes da enchente e do buraco se abrir. Chega a ser chato, pois preciso repetir o trabalho e limpar a frente do prédio todo dia. É muita sujeira que desce a rua. Isso piorou com as recentes chuvas que têm vindo forte nos últimos dias”, disse uma mulher que trabalha como faxineira na localidade.
Obra deve ficar pronta nesta semana
O Secretário de Obras de Lajeado, Fabiano Bergmann, explica que o problema surgiu a partir de uma obstrução de canalização, que fez a água subir para a calçada e também entrar na garagem de um edifício. “Tinha uma canalização rompida e bem antiga. Tivemos de isolar o local, passar a canalização para a lateral da pista para não desabar a calçada, aumentamos os canos e arrumamos as caixas de boca de lobo”, diz.
Segundo ele, a manutenção era para estar pronta na semana passada, já com o asfalto reposto, mas a chuva atrapalhou o andar da obra. “Depois teve a chuvarada da sexta-feira, 15, e um cone que caiu dentro do buraco, então entupiu ainda mais os canos e veio toda aquela água que vimos em vídeos no final de semana.”
Conforme Bergmann, ontem equipes fizeram a manutenção e a colocação do asfalto novo. A obra deve ser finalizada ainda nesta quarta-feira.