O Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires anuncia o quinto curso técnico. Trata-se do Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio. Os trabalhos internos indicam que as inscrições para o vestibular abrem em 2024. A informação foi confirmada pelo diretor-geral do IFSul Venâncio Aires, Geovani Griesang. As aulas para o novo curso gratuito ocorrerão durante o dia. Contudo, a equipe técnica do IFSul Venâncio Aires quer anunciar pelo menos mais um novo curso subsequente ao Ensino Médio nos próximos meses.
A nova qualificação substituirá o extinto curso técnico subsequente em Refrigeração e Climatização. São ainda cursos regulares Eletromecânica (subsequente), Informática (integrado), Refrigeração e Climatização (integrado) e secretariado (integrado EJA).

Imar Soares, coordenador da nova graduação, e Geovani Griesang, diretor-geral do IFSul Venâncio Aires
A primeira turma do curso superior em Engenharia Mecânica contará com 32 alunos e as serão ofertadas a partir de 19 de fevereiro. O curso terá duração de cinco anos e cerca de 60 disciplinas, informa o coordenador da nova graduação, Imar Soares. A graduação terá os eixos formativos em Fabricação, Térmico, Automotivo e de Formação Básica. A primeira graduação presencial da instituição é o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em funcionamento desde 2022.
Ainda consta na lista dos cursos regulares a graduação à distância em Pedagogia e a pós-graduação presencial especialização em Educação: a pesquisa como princípio pedagógico. Mas também são ofertados à distância, porém não de forma regular, os técnicos em Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos, Contabilidade e Administração. Atualmente, o campus do IFSul de Venâncio Aires possui cerca de 500 alunos matriculados de forma presencial.
O novo técnico
O técnico em comércio poderá trabalhar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, bem como no comércio, na aplicação de métodos de comercialização de bens e de serviços que atendam às diretrizes organizacionais. Além disso, poderá atuar na comunicação das previsões e das demandas às empresas fornecedoras, no controle quantitativo e qualitativo de produtos e na armazenagem e operacionalização de planos de marketing, de comunicação, de logística, de recursos humanos e de comercialização.