Volnei Zancanaro e os nove vereadores

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Volnei Zancanaro e os nove vereadores

Às vésperas do ano eleitoral, o principal opositor do governo de Elmar Schneider (MDB) ingressa em um melindroso ambiente político. Volnei Zancanaro (União Brasil) pode ser cassado pelo Legislativo se, ao fim do eventual processo, nove colegas vereadores acatarem as denúncias protocoladas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Estrela (Sedeh), Renata Cherini, a presidente do PL Mulher no município. Ela acusa o vereador de perseguição, injúria e ameaças. Ele nega. O objeto do caso é o aluguel social requisitado pela mãe do parlamentar, e cujo trâmite teria gerado diversos embates entre Zancanaro, Renata, e especialmente com a Diretora da Sedeh, Tatiana Pereira de Oliveira, que também atesta a denúncia.

“Enviou áudios com um tom ameaçador, no qual utiliza-se do seu cargo para ameaçar, constranger e assediar a diretora em seu período de descanso”, acusam elas. Ele nega qualquer agressão ou ameaça, reforço. E o caso, recheado de viés político, pode influenciar no pleito de 2024. Afinal, o partido dele busca ser um dos principais opositores do atual governo na briga direta e indireta pela prefeitura.

Oposição se aproxima de Hoppe

O futuro presidente da câmara de Lajeado ainda está indefinido. Lorival Silveira (PP) e Heitor Hoppe (PP) são os nomes mais cotados. E, nos bastidores do plenário Legislativo, a oposição estuda uma forma de influenciar diretamente no ambiente progressista. E há quem aposte em uma possível aproximação entre Hoppe e os opositores. Inclusive na divisão da Mesa Diretora.

Proteção às mulheres na região alta

O Ministério Público instaurou um Procedimento Administrativo para “instar os municípios da Comarca de Encantado a manter e/ou providenciar convênio com casa de passagem para as vítimas de Violência Doméstica”. A promotoria busca informações junto aos governos de Encantado, Roca Sales, Muçum, Anta Gorda, Doutor Ricardo, Relvado e Vespasiano Corrêa. Hoje, em todo o Vale do Taquari, a única casa que protege mulheres vítimas de abusos e agressões possui convênio com as cidades de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Capitão, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Santa Clara do Sul, Sério e Teutônia.

Volúpia descarta candidatura

O PT de Lajeado anunciou a possível candidatura do Volúpia Coletivo, o que seria a primeira tentativa de um mandato coletivo em Lajeado. Não havia nada definido, salientou a coordenação da sigla. E, após a possibilidade ser ventilada na imprensa, o Volúpia Bar emitiu nota oficial e rechaçou a pré-candidatura. “Volúpia não terá em 2024 candidatura individual e nem coletiva. Seguiremos trabalhando em nossos projetos político-sociais e apoiaremos aqueles que se disporem a lutar com a gente, os que verdadeiramente nos representem, como comunidade e não como instituição”.

PP e MDB juntos em Colinas?

A política em Colinas é pode sofrer uma inusitada reviravolta. Ao menos é nisso que alguns agentes eleitos pelo eleitor colinense apostam para o pleito de 2024. E há quem provoque, inclusive, uma união entre o PP e o MDB, dois rivais históricos naquela simpática e pujante comunidade.

Gláucia será candidata em 2024

São diversas as pesquisas internas encomendadas por partidos em Lajeado. Da mesma forma, o PP não deixa de realizar as próprias pesquisas e análises de satisfação junto ao eleitor. São movimentos naturais na política, acentuados nos meses de definições estratégicas. E tudo indica que a oposição se prepara para enfrentar a vice-prefeita, Gláucia Schumacher (PP). A principal dúvida entre alguns opositores, no momento, seria os prós e contra de uma possível coligação com antigos parceiros.

Rotativo é complexo

É importante debater de forma insistente o modelo de estacionamento rotativo em Lajeado. Aliás, e muitos devem concordar com isso, nem o melhor modelo em âmbito mundial escapa de determinadas críticas. É um serviço complexo e, por vezes, antipático. E o mais importante: não será solucionado por meio de frases românticas e/ou populistas. É preciso muito mais tecnicidade.

TIRO CURTO

  • Vereadora em Lajeado, Ana da Apama (MDB) solicita ao Executivo a “cópia das gravações das câmaras de videomonitoramento das cercanias da Biblioteca Pública Municipal e demais ruas da região, das 22h do dia seis de dezembro às 6h do dia sete, com objetivo de averiguar o destino do cervo que fora visto andando pelo local”.
  • Em Arroio do Meio, o nome de Lúcia Horn ganha força dentro do PL. Ela já foi eleita duas vezes para a função de vereadora no município, e uma vez para vice-prefeita.
  • Os representantes da câmara de Teutônia ainda não definiram o futuro da Mesa Diretora. Mas tudo indica que o poder Legislativo será novamente comandado pela oposição.
  • Também em Teutônia, 44 alunos se formaram na 2ª edição do Projeto Jovem Empreendedor, desenvolvido pelo Instituto Manager, em parceria com o Executivo municipal e a Univates.
  • Em Venâncio Aires, um interessante movimento. A vereadora Sandra Wagner (PSB) organiza um evento de prestação de contas das suas atividades parlamentares em 2023. O encontro ocorre no dia 28 de dezembro, às 14h30min, no Clube Leituras e é aberto à população.
  • O empresário Ângelo Fontana assume a Associação Comercial de Encantado (Acie). E tem a missão de seguir na luta por uma concessão rodoviária justa à região alta do Vale do Taquari.

Acompanhe
nossas
redes sociais