A possibilidade de uma terceira ponte sobre o rio Taquari, entre Lajeado e Estrela, tem gerado debates interessantes. O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, propõe-se a financiar 50% do projeto. No entanto, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, reluta devido aos custos, alegando a falta de espaço para a nova ponte. O debate sobre a necessidade da ponte se intensifica, com opiniões divergentes também na comunidade. Antes eu era contra, mas agora vejo a terceira ponte como uma necessidade emergente. E até me arrisco a sugerir. A melhor localização é próxima à ponte já existente, com uma via paralela municipal entre as cidades. E que os engenheiros encontrem alternativa e espaço para isto.
Um tem a cara do outro
Durante a apresentação do balanço de 2023 pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini, o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, foi além de convidado. Trojan fez perguntas e ainda proporcionou momento de descontração dizendo que era bom ele e o vice-governador Gabriel Souza estarem no mesmo palco, pois assim todos saberiam que não são a mesma pessoa, apesar da semelhança. Ambos são do MDB, maior afinidade entre eles. A foto mostra Trojan e Souza juntos.
Fácil de esquecer
Há uma impressão de que o projeto de elevação das alíquotas do ICMS no Rio Grande do Sul passará pela Assembleia sem grandes obstáculos. O apelo ao boicote dos deputados favoráveis ao aumento, embora seja uma estratégia comum, muitas vezes se mostra passageira. Experiências passadas, como o aumento de passagens e tarifas e até mesmo elevação de impostos, indicam que o descontentamento pode esmorecer após um curto período. Os deputados vão apostar no “o povo esquece fácil”.
Jantar cancelado
A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) anunciou a suspensão do Jantar de Final de Ano, inicialmente programado para esta sexta-feira. Diversos prefeitos, ocupados com eventos natalinos em suas respectivas cidades, não poderiam comparecer. O presidente, Elmar Schneider, tomou a decisão de cancelar o evento, compreendendo as prioridades festivas dos gestores municipais.
Primeiro “damo”
etário Estadual do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano Rafael Mallmann participou do programa Frente e Verso da Rádio A Hora nesta semana. Em determinado momento, os apresentadores Fernando Weiss e Rodrigo Martini, brincaram com o Mallmann sobre a possibilidade de ser o primeiro “damo” de Estrela. Sua esposa, a ex-secretária Carine Schwingel, é pré-candidata à prefeitura pelo União Brasil. Mallmann deu boas risadas. Não fez nenhum comentário.