O Memorial de Estrela, localizado no prédio conhecido como “Castelinho” e reinaugurado em 20 de maio de 2021, teve seu patrono oficializado na noite de quinta-feira, 7. Além disso, as salas internas do espaço cultural também receberam nomes de personalidades históricas do município.
A partir de agora, o memorial recebe o nome de Werner Schinke, médico conhecido de Estrela. As salas internas receberam os nomes de Gabriel Schlatter, Maria Moesch, Luiz Roque Schwertner, Lauro Müller, Maria Dresch e Flávio Jaeger. O evento também contou com a apresentação da Orquestra do Colégio Martin Luther.
Resgate histórico
O prédio do memorial foi construído em 1905 e já abrigou a Biblioteca Pública Municipal, a Casa de Cultura Doutor Lauro Müller e uma secretaria do governo. Após reformas e modificações, o local passou a abrigar exposições, um arquivo e um museu histórico. O acervo é composto por itens pertencentes à prefeitura, bem como peças cedidas por historiadores e colaboradores, inclusive alguns dos homenageados.
Airton Engster dos Santos, diretor do Memorial de Estrela destaca que o evento na noite de ontem contou com um cerimonial em homenagem ao Dr. Werner Schinke e às demais personalidades homenageadas, destacando o papel de cada um na comunidade.
“Convidamos familiares e a comunidade em geral para relembrarem os feitos relevantes dessas pessoas homenageadas, que desempenharam um papel decisivo no processo de educação e cultura do município”, explica Santos. As famílias dos homenageados também receberam honrarias durante o evento.