“O nosso dia a dia é marcado pela necessidade de estar sempre em evolução, com investimentos, para ficar de acordo ao mercado”. A observação é da farmacêutica Andrea Hollmann, 53, proprietária da Farmácia Central. Além do estabelecimento localizado na Rua Júlio de Castilhos, 1321, no coração da cidade, a organização conta com uma filial nas proximidades do hospital e um laboratório de manipulação. “Para 2024 temos o projeto da farmácia clínica, a fim de realizar exames laboratoriais. Nossas farmacêuticas já estão em processo de treinamento”, conta.
A história da Farmácia Central iniciou em 1981, com a sociedade entre o pai de Andrea, Dario, e o farmacêutico Odilon Gheno. “O pai percebeu a oportunidade, pois só havia uma farmácia na cidade. Ele colocou o ponto e o Gheno fazia os atendimentos. Depois, desfizeram a parceria e o pai seguiu com a farmácia em paralelo aos outros negócios da família”, lembra Andrea, que desde adolescente já auxiliava na Tabacaria Encantado, tradicional empreendimento dos Hollmann, enquanto a mãe, Elia, priorizava o cuidado da família. “Passava o tempo mais atrás do balcão do que em casa, mas sempre gostei desse ambiente de comércio”, salienta.
Andrea nasceu em Canoas, mas desde criança viveu em Encantado. É casada com Rafael Fontana e mãe de Maria Eduarda. Tem dois irmãos, Luciana e Fabiano. Em 1994, formou-se em Administração de Empresas na PUC, em Porto Alegre. Quando retornou a Encantado, por sugestão do pai, passou a se dedicar aos negócios da farmácia. “Comecei a implantar alguns métodos, a informatizar os processos. Ao mesmo tempo percebi que deveria cursar graduação em Farmácia. E foi ali que encontrei o meu propósito, me apropriei e realmente assumi o negócio”, afirma a empresária, que considera a abertura do laboratório de manipulação, em 2004, uma das fases marcantes de sua trajetória profissional. “Eu queria provar que era capaz de fazer algo por conta própria. Fiz com meus recursos. Vendi meu carro, peguei dinheiro do banco e consegui”, orgulha-se. Além de manipular suplementos, medicamentos controlados, florais e produtos dermatológicos, desde 2020 o espaço está autorizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a processar produtos de uso veterinário.
Andrea lidera uma equipe de 20 colaboradores, a maioria com longo tempo de permanência na empresa. “Só tenho a agradecer a quem já passou por aqui e a essas pessoas que estão ao meu lado. É um relacionamento que vai além do profissional. Temos uma relação muito transparente”, destaca. Desde 2015, a farmacêutica Aline Magerl, que foi colega de Andrea na universidade, tornou-se sócia. “A Aline fez o estágio na Central e permaneceu conosco por 11 anos, momento em que entendi ser o ideal para propor a parceria. Ela é muito competente e empreendedora. Hoje, caminhamos juntas”, diz.