O governo gaúcho assinou a adesão ao grupo de entes subnacionais comprometidos com a redução de emissões de metano (CH4) na atmosfera. A formalização ocorreu na COP 28, durante o encontro “Estados e regiões: impulsionando a ação climática local.”
Extremos
O vice-governador Gabriel Souza acredita que os eventos climáticos extremos que têm acontecido no estado evidenciam os impactos do aquecimento global. “Esta assinatura reforça o nosso compromisso com uma agenda focada na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente.”
Pioneiro
A secretária de Meio Ambiente do RS, Marjorie Kauffmann, destacou que o Rio Grande do Sul se situa em posição de vanguarda com relação às pesquisas científicas relacionadas à redução de emissões de metano advindas da cadeia agropecuária.
Biogás e biometano
O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB) ocorre nos dias 16 e 18 de abril de 2024, em Chapecó, Santa Catarina. A programação será transmitida em live pelo canal do Fórum no Youtube, a partir das 14h. Participam o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Souza Marques; da professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Suelen Paesi; do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Steinmetz.
Agenda
Hoje: seminário Proteção e técnicas de recuperação de florestas ribeirinhas, das 9h às 16h30, no auditório do prédio 20, na Univates. Inscrições no site da instituição.
Dia 9: Dia de D – Descarte das 9h às 11h45, na Praça Menna Barreto, em Estrela. No mesmo local haverá Feira de Adoção de Animais.
Ambiente I
Venâncio Aires começou ontem o recolhimento dos materiais que acumulam água. A ação faz parte do trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Daí a importância de destinar corretamente os recipientes plásticos, entre outros resíduos. Mais do que isso, não acumular coisas sem utilidade.
Ambiente II
O minimalismo – comprar apenas o necessário e viver com o mínimo de coisas possíveis – é uma boa prática para não acumular e gerar tanto lixo.
Reflexos da cheia
Um convênio entre Administração de Estrela e o Governo do Estado vai viabilizar a correção do solo nas propriedades rurais da agricultura familiar que foram atingidas pelas enchentes. Ao todo, serão destinados quase R$ 700 mil para compra de fertilizantes para o melhoramento da terra. Os reflexos das cheias estão longe de terminar.