Paradas desde a enchente de setembro, algumas obras que estavam em andamento em Muçum, estão sendo retomadas. Dentre elas, se encontra a revitalização da Rua Coberta, no Centro. O espaço terá uma cobertura fixa, mais alta e moderna, com previsão de maior durabilidade e segurança.
Além de oferecer para a população um local adequado para o lazer, a estrutura é responsável por abrigar grandes eventos, como a Semana Farroupilha, a encenação da Paixão de Cristo, o evento de natal, Trilhos da Magia, entre outros. O trabalho iniciou em junho e a previsão naquele contexto era entregar a revitalização em novembro.
Segundo a assessoria do governo municipal, não há previsão para o fim das obras atuais, mas a intenção é inaugurar no primeiro trimestre de 2024. O trabalho não foi totalmente prejudicado pela força da água de setembro, com a cheia tendo causado danos na praça e na estrutura lateral da Rua Coberta.
A revitalização é concebida por meio de recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa), com processos de contratação e prestação de contas ágeis e simplificados. A obra já estava licitada e por questão contratual o valor original de R$ 822,8 mil foi mantido, sem acréscimos devido aos estragos gerados nos últimos meses.