Moradores dos bairros São Bento, Jardim Botânico, Moinhos D’Água e Floresta, em Lajeado, pedem mais segurança na rua Carlos Spohr Filho em protesto na manhã deste sábado, 2. A concentração ocorreu na esquina com a rua Érico Weber, local onde no início desta semana aconteceu acidente de trânsito com morte. A família da vítima, Luciano Berté Immich, 35 anos, participou do ato que contou com oração em sua memória.
O vereador Eder Spohr, que mora no São Bento, conta que todas as semanas acontecem acidentes no trecho. Por isso, a comunidade busca chamar a atenção do poder executivo. Também presente, Carlos Eduardo Ranzi pediu intervenção urgente do poder público para evitar mais tragédias.
Os participantes assinaram uma carta, que será entregue ao prefeito de Lajeado na próxima semana. Entre as situações solicitadas pelos moradores, está a melhoria do acostamento, construção de calçadas, melhor sinalização e implementação de rótulas, como no acesso à UPA e Jardim Botânico. O documento também pede melhorias à avenida Benjamin Constant.
A via foi municipalizada em março de 2022. Até então, o trecho de 5,3 quilômetros da chamada ERS-413 era estadual, de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Com a confirmação de que o município passaria a ser responsável pela rua, a perspectiva era de maiores investimentos.

Foto: Rodrigo Gallas
O que diz a carta
Sr. Prefeito Municipal Marcelo Caumo. Nós moradores dos bairros Jardim Botânico, Moinhos D’Água, Floresta e São Bento, viemos pedir intervenções nas vias de acesso aos loteamentos das ruas Carlos Spohr Filho e Av. Benjamin Constant (principalmente no entroncamento com a Av. Auri Stürmer). Não aceitamos mais esta falta de segurança causadora de tantos acidentes com danos materiais e muitas vezes mutilando ou tirando a vida da nossa população.
Estudo em fase de finalização
Referente ao trecho do acidente, a prefeitura informa que finaliza um estudo para implantar canteiros centralizados na pista para permitir conversões e retornos mais seguros naquela área.
Os canteiros serviriam para permitir a conversão à esquerda para quem trafega no sentido centro-bairro e reduziriam a velocidade para quem transita no sentido bairro-centro. Assim, com estas mudanças, a ideia é tornar o cruzamento mais seguro.

Foto: Rodrigo Gallas