Gerar conteúdo para nortear a tomada de decisão por parte dos agentes públicos e privados, bem como servir para fiscalização dos futuros prefeitos e vereadores. Subsidiar eleitores com informações e demandas e bandeiras relevantes ao desenvolvimento da região. Propósitos do projeto “Pensar Eleições 2024”, iniciativa do Grupo A Hora que dá a largada hoje.
A ampla e dinâmica cobertura da empresa envolverá todas as plataformas – impresso, rádio e digital – e envolverá colaboradores de diversos setores. O trabalho só será finalizado em 1º de janeiro de 2025, data em que prefeitos e vereadores dos 39 municípios da área de abrangência serão empossados para os respectivos mandatos.
O primeiro movimento do projeto começa dentro da programação da Rádio A Hora, com boletins nos programas O Vale em Pauta e Conexão Regional e spots diários. Esse conteúdo também será publicado em forma de notícia nos portais do A Hora e Nova Geração, bem como nas redes sociais.
Ações de eleições anteriores, como as pesquisas eleitorais e os debates na emissora também estão confirmados, bem como a publicação de cadernos especiais. Entre as novidades, estão a “Caravana Eleições A Hora”, que abrangerá cinco microrregiões, e uma aba no site do A Hora com todas as informações dos candidatos a prefeito, vice e vereador da região, nos moldes do DivulgaCand.
Trabalho diferenciado
Conforme o diretor Editorial e de Produtos do A Hora, Fernando Weiss, o projeto remete a uma característica antiga do grupo, de se envolver na temática eleitoral com amplas coberturas. “A eleição é o que determina o futuro das comunidades e das cidades. É um momento importante para a vida de todos. São uma série de razões que nos levam a essa cobertura antecipada”, frisa.
Weiss lembra que a polarização no país e o excesso de desinformação nas redes sociais torna o papel do A Hora ainda mais relevante. “Se ergue fundamental um projeto de vanguarda, de curadoria jornalística que possa se apresentar como um canal confiável, que faça a apuração antes de sair publicando as coisas e, mais do que isso, que traga para reflexão temas estruturantes sobre as cidades e provoque e sociedade de modo geral”.
Com as ações previstas, Weiss entende que o eleitor terá subsídios e ferramentas para decidir o seu voto em outubro de 2024. “É um movimento de comunidade que o Grupo A Hora faz a partir de agora, justamente para chegarmos em outubro com um índice suficiente de informações para que o cidadão possa tomar decisões com base em fatos e dados credíveis”.
COMO SERÁ A COBERTURA
BOLETINS E CONTEÚDO ONLINE
- De segunda a sexta-feira, nos programas O Vale em Pauta e Conexão Regional;
- Os conteúdos serão transformados em notícias com foto para os portais do A Hora e do Nova Geração, além de veiculação nas redes sociais. Haverá uma aba no site com o selo do projeto;
CARAVANAS
- Entre março e julho de 2024, serão cinco programações especiais nas comunidades regionais por meio do “Caravana Eleições A Hora”, nas microrregiões de Teutônia (março), Arroio do Meio (abril), Estrela (maio), Encantado (junho) e Lajeado (julho);
- Os programas Frente e Verso, O Vale em Pauta e Conexão Regional serão transmitidos em um ponto estratégico de cada microrregião para ouvir líderes empresariais, sociais e políticos;
- Todo o conteúdo será revertido em um caderno mensal no Jornal A Hora, além de abastecer as demais plataformas do grupo
DEBATES
- Durante 35 dias, serão promovidos uma série de debates com todos os candidatos a prefeito da região, com repercussão no dia seguinte no Jornal A Hora;
- Os debates diários serão feitos às 15h e às 16h para municípios com menos de 20 mil habitantes, com uma hora de duração. Nos municípios maiores, os encontros ocorrerão nas terças e quintas à noite;
- Nestes municípios, também ocorrerão debates à noite (segundas e quartas-feiras) com os candidatos a vice;
- Também serão feitos debates em pontos estratégicos de Lajeado, Estrela, Encantado, Teutônia, Arroio do Meio, Taquari e Venâncio Aires com os candidatos a prefeito, com público presente;
PESQUISAS
- Com a confirmação das candidaturas, o A Hora, por meio de um instituto, vai realizar e divulgar pesquisas eleitorais nas principais cidades da região (Lajeado, Estrela, Encantado, Arroio do Meio, Teutônia, Taquari e Venâncio Aires)
- Cada pesquisa vai repercutir, além do jornal impresso, nas plataformas digitais do Grupo A Hora;
“LADO B” DO CANDIDATO
- Uma iniciativa em áudio e vídeo de conversa com os candidatos a prefeito das maiores cidades da região, menos formal e mais espontânea, mostrando o lado além da política do candidato. Será conduzido por dois entrevistados, em ambiente aconchegante ou em pontos turísticos das cidades.
DOCUMENTO A HORA
- Em agosto, após o fim das caravanas e início da campanha eleitoral, será produzido o caderno Documento Especial Eleições 2024, com todos os detalhes do pleito de outubro;
- Junto ao caderno, será lançada a série “Meu voto Vale”, com vídeos esclarecendo dúvidas sobre as eleições;
CANDIDATURAS
- Uma espécie de “DivulgaCand” será criado no site do Grupo A Hora, com informação de todos os candidatos a prefeito, vice e vereador da região, nos moldes do sistema disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral;