Depois do prejuízo acima dos R$ 20 milhões provocado pela enchente de setembro, e uma nova dificuldade em novembro, a Lajeadense Vidros decide deixar a área na Rua Bento Rosa.
A nova sede deve ser construída no bairro Imigrante, nas proximidades da BR-386. Nesta tarde, um protocolo de intenções entre a empresa e o governo de Lajeado foi assinado, dando início a transferência das linhas de produção.
De acordo com o documento, a negociação envolve uma área com mais de 30 mil metros quadrados. A transação envolverá a compra de um terço da área por parte da Lajeadense Vidros, enquanto os dois terços restantes serão garantidos pelo Executivo, por meio de uma permuta com o proprietário atual. Como contrapartida, o município oferece três terrenos públicos em outras localidades para o dono do terreno.
O prefeito Marcelo Caumo expressa satisfação com o avanço do projeto, destacando que a proposta foi apresentada e aprovada pelos vereadores locais. “O termo de compromisso será entregue ao Legislativo para que tenham conhecimento de como será a operação”, afirma.
O próximo passo consistirá na elaboração de um projeto, alinhado à legislação municipal de incentivos, a ser submetido à apreciação do parlamento, com a meta de aprovação no primeiro trimestre de 2024.
Por parte da empresa, a contrapartida será comprar a parte do município ao longo de dez anos. De acordo com o prefeito, o valor venal do terreno está avaliado em mais de R$ 5 milhões.
“Estamos com um encaminhamento muito bem alinhavado e isso é muito positivo. Vamos manter uma empresa de grande porte, uma marca que carrega o nome da nossa cidade.”
Com o avanço da duplicação, Caumo salienta que a presença da Lajeadense Vidros na região do bairro Imigrante, Conventos, Centenário, Olarias e demais localidades próximas, representa um poder de desenvolvimento à localidade.