Evento em Lajeado resgatará os trajes da mulher gaúcha

CULTURA

Evento em Lajeado resgatará os trajes da mulher gaúcha

Espetáculo contará com desfile de 12 vestimentas femininas de índias, negras, portuguesas, alemãs, italianas, dentre outras

Evento em Lajeado resgatará os trajes da mulher gaúcha
Foto: Divulgação
Lajeado

Lajeado sediará na quinta-feira, 7, às 20h, na Praça da Matriz, o projeto “Gaúcha: traços e tramas da mulher sul-rio-grandense”, atividade integrante do Natal no Coração 2023.

O objetivo é realizar um resgate cultural que visa mapear, documentar e reproduzir as principais vestimentas e técnicas utilizadas na construção da indumentária da mulher gaúcha desde os primórdios, considerando diversos tipos de técnicas artesanais utilizadas, como corte e costura, crochê, macramé, teares manuais, bordados, manufatura do couro, entre outras.

Durante programação terá um espetáculo que contará com desfile de 12 trajes femininos que foram confeccionados de acordo com as contribuições culturais das mulheres habitantes no Rio Grande do Sul: índias, negras, portuguesas, alemãs, italianas, dentre outras, gerando a miscigenação e formação da mulher gaúcha contemporânea. Além do desfile, também haverá apresentação de música regional.

O evento é gratuito e aberto à comunidade, e conta com o financiamento do Pró-Cultura RS do Governo do Estado e apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais